Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Inauguração em Vila Velha será termômetro

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 02/08/2025, 07:30 h | Atualizado em 01/08/2025, 18:48

Imagem ilustrativa da imagem Inauguração em Vila Velha será termômetro
Eduardo Maia

Acontece hoje, às 9h, a inauguração da nova sede da Apae em Vila Velha, no bairro Araçás. Além de o prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido), o governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), também estarão presentes na solenidade.

Será o primeiro encontro público dos três após reunião a portas fechadas no Palácio Anchieta na última segunda-feira, divulgada em 1ª mão pela coluna. Na ocasião, os três decidiram alinhar os discursos a respeito do processo eleitoral 2026, para que não haja ruídos dentro do grupo político.

Nos bastidores, há a expectativa de que Arnaldinho dê alguns acenos ao vice-governador durante seu discurso, para demonstrar que qualquer tipo de rusga que pudesse ter sido criada nos últimos meses, ficou para trás. A própria presença de Ricardo também é recado de um momento de união entre eles.

Outros sinais...

Mesmo com a convergência firmada entre Ricardo e Arnaldinho, os sinais, embora mais sutis, tendem a continuar nas próximas semanas vindos do prefeito de Vila Velha.

Durante o vídeo que postou em suas redes sobre a inauguração da nova Apae, por exemplo, o prefeito é enfático: “Só está começando, viva Vila Velha, e viva o Espírito Santo”.

“Manter o que funciona”

Durante inauguração de obra de macrodrenagem em Cachoeiro, o governador Casagrande (PSB) deu recados: “Somos o governo mais municipalista do País. Temos que continuar nessa linha, o trabalho que está sendo feito hoje vem dando certo, vamos manter o que funciona”, ressaltou o governador. A região, cabe destacar, é reduto eleitoral de Ricardo Ferraço.

Desespero de flamenguistas

O governador Casagrande (PSB) esteve na posse do novo presidente do ES em Ação, Fernando Saliba. De forma humorada, comentou: “Hoje não tem jogo do Botafogo, então eu posso falar bastante aqui”. Balde de água fria para os flamenguistas, que estavam ansiosos em ver a partida do clube.

Manifestação

Segundo interlocutores, a bancada capixaba no Congresso pode, em breve, emitir uma manifestação na mesma linha dos posicionamentos do presidente da Ales, Marcelo Santos (União), que criticou movimentos de parte do secretariado que supostamente tem antecipado o processo eleitoral.

Nos bastidores, algumas ações tomadas por chefes de pastas do governo não têm pegado bem também entre os deputados federais.

Reunião neste mês dará indícios sobre federação

Um dos movimentos mais aguardados na política nacional, e consequentemente na capixaba, é a possível formação da federação entre Republicanos e MDB. No dia 25 deste mês, será comemorado o aniversário de 20 anos do Republicanos, em evento que vai acontecer em Brasília. Terá as presenças de diversas lideranças capixabas da sigla. A pauta principal será justamente a questão da federação. Cenas dos próximos capítulos.

Agendas em Linhares

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep) esteve em Linhares para o evento Lidera Agrotech. Chegou a posar com o prefeito Lucas Scaramussa (Pode). Depois, Scaramussa também recebeu o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), com quem deve caminhar em 2026.

População de rua

Vereador de Vitória Professor Jocelino (PT) promoveu audiência pública no auditório do Colégio Agostiniano, em Vitória, com o objetivo de debater políticas públicas para a população em situação de rua. Encontro reuniu representantes do Ministério Público, movimentos sociais, entidades religiosas, e secretarias municipais de saúde e assistência social.

Obesidade infantil

Vereador Bruno Malias (PSB) protocolou indicação na Câmara de Vitória em janeiro, cobrando medidas sobre questões relacionadas à obesidade infantil. A iniciativa resultou na elaboração de plano técnico previsto para entrar em vigor em 2026.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: