Padeiro do ES entre os 4 melhores do mundo
Natural de Nova Venécia, João Butske apresentou receita inspirada em prato típico regional, o Pão Torta Capixaba
Escute essa reportagem

O padeiro capixaba João Carlos Butske, de 46 anos, entrou para a lista dos quatro melhores padeiros do mundo. Natural de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, Butske conseguiu o feito no campeonato de Melhor Padeiro do Mundo 2025, que consagrou o representante da Espanha em primeiro lugar.
Promovido pela International Union of Bakers and Confectioners (UIBC), o evento foi realizado este mês durante a Fipan, em São Paulo.
Além de Butske, Marcos Gugel, natural de Pernambuco, também compõe a lista. A competição avaliou a trajetória, o currículo e o engajamento nas redes sociais dos candidatos.
“Poder participar desse concurso e ficar entre os quatro melhores padeiros do mundo é algo que não imaginava nem nos meus melhores sonhos. Tudo aconteceu muito rápido, e ter o meu trabalho reconhecido mostra que estou no caminho certo. Estou agradecido e realizado. Poder levar o nome do Espírito Santo para o mundo é gratificante”, afirmou.
Na ocasião, o capixaba apresentou sua mais nova criação: o Pão Torta Capixaba. Inspirado no prato típico da culinária do Estado, o pão tem o formato de uma panela de barro.
Segundo Butske, a criação representa uma inovação que vai além do sabor, trazendo elementos da história e da identidade capixaba.
Com 27 anos dedicados à panificação artesanal, Butske começou sua trajetória entregando pães de bicicleta pelas ruas de Nova Venécia aos 18 anos.
Títulos

Atualmente, acumula títulos importantes, como o de Melhor Padeiro das Américas 2024, e é referência na técnica de fermentação natural, método que leva cerca de três dias para ser concluído.
Ele também é sócio da Padaria Salute, em Nova Venécia, onde desenvolve cerca de 30 tipos de pães artesanais, incluindo outra criação com identidade capixaba: o Pão Rosa das Montanhas, feito com café, suco de laranja e mel, ingredientes das regiões produtoras do Espírito Santo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários