Polícia Civil espera 120 mil candidatos em concurso com salário de R$ 8 mil
Edital com 1.052 vagas para oficial investigador de polícia sairá nos próximos dias, revelou o vice-governador Ricardo Ferraço
Escute essa reportagem

A Polícia Civil do Espírito Santo espera um total de 120 mil candidatos na disputa pelas 1.052 vagas que serão abertas em seu próximo concurso público, para o cargo de oficial investigador de polícia, com salário inicial de R$ 8.171,62.
A organizadora já está definida, e o edital será publicado “nos próximos dias”, como informou o vice-governador Ricardo Ferraço, ontem, durante entrevista ao Tribuna Notícias 1ª Edição.
“Segurança pública se faz, com certeza, com polícia na rua. Estaremos publicando, nos próximos dias, um novo concurso público para a Polícia Civil. Mais 1.052 profissionais na Polícia Civil”, afirmou Ricardo durante a entrevista.
A banca organizadora será o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).
Conforme o documento que definiu a escolha da instituição, serão 682 vagas para ampla concorrência; 106 para candidatos com deficiência; 211 para candidatos negros; e 53 para indígenas.
Ao todo, serão seis etapas: prova de conhecimentos, teste de aptidão física, exame de saúde, exame psicotécnico, investigação criminal e social; além do curso de formação profissional.
Todas as fases são eliminatórias, e os candidatos aprovados em todas e com melhor classificação ao final do curso de formação serão nomeados para o cargo, conforme a ordem de classificação final.
Poderão ser convocados até 2.104 candidatos para a segunda etapa — o exame de aptidão física —, de acordo com a ordem de classificação e respeitados os critérios de desempate e cotas.
O candidato deverá ter diploma de curso superior na modalidade bacharelado em qualquer área, o que significa que tecnólogos ou licenciatura não serão aceitos. Também será necessário apresentar registro no conselho de classe, quando aplicável, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
Benefícios
Conforme prevê o Estatuto da categoria, o profissional da área poderá receber uma série de gratificações, que incluem a de risco de vida, que varia entre 20% e 40% do salário; a de função policial civil, que equivale a 30% do valor do vencimento; e de Representação, que será concedida por lei em situação específica.
Previsão de ocupação maior em hotéis nos dias de provas
A expectativa de 120 mil inscritos no concurso da Polícia Civil animou a indústria hoteleira capixaba, que avalia que, na data em que forem programadas as provas e exames de aptidão física, haverá aumento na procura por hotéis.
“Considerando que a prova será em seis municípios (Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória) acreditamos que haverá ocupação maior dos hotéis. Isso normalmente acontece em concursos públicos”, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES), Fernando Otávio Campos.
Ele acrescenta que, nos municípios em que ocorrem as provas, normalmente a hotelaria costuma ter menos procura nos finais de semana, período em que as provas tendem a acontecer. “Isso acaba ampliando diretamente a receita dos hotéis, já que a ocupação aumenta em uma data onde normalmente a demanda é menor”.

O concurso
Cargo recentemente criado
O oficial investigador de polícia foi um cargo criado em novembro de 2024 por lei complementar com o objetivo de fortalecer o quadro de servidores da Polícia Civil e modernizar sua estrutura investigativa.
Organização das vagas
De acordo com o documento que confirmou o Ibade como banca do concurso, serão 682 vagas para ampla concorrência; 106 vagas para candidatos com deficiência; 211 vagas para candidatos negros; e 53 vagas para candidatos indígenas.
O contrato prevê também a formação de um cadastro de reserva, o que poderá ampliar o número de convocações durante a validade do concurso PC-ES.
Etapas
Ao todo, serão seis etapas: prova de conhecimentos, teste de aptidão física, exame de saúde, exame psicotécnico, investigação criminal e social; e o curso de formação profissional. Todas as fases são eliminatórias e os candidatos aprovados em todas as fases e com melhor classificação ao final do curso de formação serão nomeados para o cargo, conforme a ordem de classificação final.
Segundo o documento, poderão ser convocados até 2.104 candidatos para a segunda etapa, o exame de aptidão física, conforme a ordem de classificação e respeitados os critérios de desempate e cotas.
Bacharelado e CNH
O candidato deverá ter diploma de curso superior na modalidade bacharelado, o que significa que tecnólogos ou licenciatura não serão aceitos. Também será necessário apresentar registro no conselho de classe, quando aplicável, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
Benefícios
Conforme prevê o Estatuto da categoria, o profissional da área poderá receber uma série de gratificações, que incluem a de Risco de Vida, que varia entre 20% e 40% do salário; a de Função Policial Civil, que equivale a 30% do valor do vencimento; e de Representação, que será concedida por lei em situação específica.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários