Tarifaço de Trump: Governo do ES se reúne com setores da economia
Ferraço reúne setores produtivos do ES para discutir os efeitos das novas tarifas dos EUA e possíveis ações diante do cenário econômico
Escute essa reportagem

Coordenando o comitê destinado a acompanhar e avaliar as tarifas econômicas impostas pelo governo dos EUA sobre o Brasil e os impactos diretos no Espírito Santo, o vice-governador Ricardo Ferraço se reúne, na próxima segunda-feira, com setores produtivos.
A primeira reunião será às 10h, com representantes do agronegócio. Às 16h, será a vez do setor de rochas ornamentais. Os encontros acontecerão no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.
O vice-governador afirmou que estudos e articulações estão sendo realizados para mensurar os impactos da taxação, que pode afetar duramente arranjos produtivos capixabas altamente dependentes do mercado norte-americano, como os setores de rochas ornamentais, café, gengibre, macadâmia, pimenta-do-reino, frutas, papel e celulose, além de siderurgia.
“Estamos fazendo um conjunto de levantamentos com universidades e institutos de pesquisa, como a Federação das Indústrias do Estado (Findes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG ) e o Instituto Jones dos Santos Neves, para entender o tamanho e o alcance desse impacto em nossa economia”.
Os primeiros dados consolidados dos estudos devem ser apresentados até amanhã. “Nossa preocupação fundamental é com a manutenção dos empregos e das atividades econômicas”.
Sobre possíveis medidas de apoio, Ricardo disse que primeiro é preciso diagnosticar o tamanho do desafio. “Nós estamos trabalhando com vários cenários, inclusive em interlocuções com associações que são clientes do setor de rochas ornamentais, que estão se movimentando nos EUA visando prorrogação do prazo para não entrar em vigor agora. Vamos fazer um estudo detalhado e vamos analisar vários cenários, iniciativas, possibilidades e providências”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários