Defendeu “Débora do Batom”
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O tema “Anistia Já” chegou ao plenário da Câmara de Vitória no último sábado (12), em evento organizado pelo deputado estadual Callegari (PL). A fala mais aguardada foi a do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que tem ensaiado se aproximar do eleitorado bolsonarista, de olho em 2026.
Pazolini defendeu Débora Rodrigues, apelidada de “Débora do Batom”, cabeleireira condenada a 14 anos de prisão por ter sido flagrada pichando com um batom a frase “perdeu, mané”, na estátua “A Justiça”, localizada em frente ao prédio do STF.
“Eu defendo a pena justa. Não uma pena por passar batom na estátua”, ressaltou o prefeito, que defendeu a revisão das penas impostas aos condenados pelo 8 de Janeiro. Politicamente, mais do que defender a pauta, Pazolini acenou a Magno Malta. Lideranças do Republicanos e do PL acreditam ser primordial que a direita caminhe unida no ano que vem. A ver.
Não agradou a todos
Embora tenha participado do evento, Pazolini não citou o ex-presidente Jair Bolsonaro, algo que não agradou grupos do PL. O vereador Dárcio Bracarense chegou a se manifestar: “Fui multado por Moraes, estou sendo denunciado por Dino. Por que não tenho que cobrar quem se diz conservador e não fala o nome Bolsonaro ou STF?”, indagou.
Reforços à vista
O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), que tem atraído cada vez mais prefeitos para seu projeto, será convidado em breve para eventos que vão endossar apoio a ele para 2026. Conforme a coluna antecipou, haverá um Linhares, bem como em São Mateus e Cachoeiro, cidades administradas por Lucas Scaramussa, Marcus da Cozivip e por Theodorico Ferraço.
Juntos na política e música
Ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) deu uma “canja” da música Cowboy Fora da Lei, de Raul Seixas.
Com o presidente do Instituto Jones, Pablo Lira (PSB), tocando violão, Luiz Paulo soltou a voz. Quem estava presente gostou da dobradinha e aplaudiu.
As “corridas”
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), participou de uma corrida de rua em Guaçuí, no último sábado.
Chegou a brincar com a temperatura fria do local, dizendo que está acostumado a correr no calor de Vila Velha.
Politicamente, o prefeito não foi “só” correr em Guaçuí. Aproveitou para unir o útil ao agradável, continuando seu processo de viabilização eleitoral para a disputa ao governo do Estado em 2026.
Petista eleito em Cariacica pode perder partido
A chapa da vereadora de Cariacica Açucena (PT) entrou com recurso pedindo a anulação de votos do eleito Luiz Gaurink no último pleito municipal da sigla. Além disso, pede a expulsão dele do partido. O PT estadual acatou o recurso, julgando legítimo os pedidos. Ainda cabe recurso na Executiva nacional. Açucena acusa “interferência externa” na eleição. Nos bastidores, entende que o prefeito Euclério (MDB) se articulou para que Luiz Gaurink vencesse o pleito.
Galeria
Em Brasília
O governador, Renato Casagrande (PSB), esteve ontem em Brasília. Se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), para tratar sobre as medidas econômicas impostas recentemente pelos EUA. Além disso, concedeu entrevista para vários veículos jornalísticos. Há quem diga que já é movimento ao Senado.
Se encontraram
Durante o evento Italia Unita, em Aracruz, os grupos políticos do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e do prefeito Pazolini (Rep), chegaram a se cruzar algumas vezes, embora não tenham se cumprimentado. Pré-campanha a todo vapor.
Metas para justiça
Na sexta-feira (18), o TRE-ES vai promover audiência pública com partidos, magistrados, membros do Ministério Público Estadual e Federal, para debater propostas de metas nacionais para a Justiça Eleitoral para 2026. A reunião será coordenada pelo presidente, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



