Poderá ser a fiel da balança?
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
As discussões sobre a federação envolvendo Republicanos e MDB voltaram a se intensificar em Brasília. No Estado, conforme a coluna já analisou, muitos políticos aguardam o desfecho da história para que possam decidir qual rumo tomar.
Recentemente, o nome da ex-senadora Rose de Freitas (MDB) surgiu como uma peça que pode ajudar com que a possível federação fique nas mãos do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). Rose tem “trânsito livre” com diversas forças políticas em Brasília, e assim como Ricardo, tem relação próxima com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.
Cabe destacar que a própria Rose chegou a afirmar que existe possibilidade de ela disputar um cargo no ano que vem, assim como Ricardo, que confirmou à coluna que acredita que a emedebista pode mesmo entrar no páreo. Cenas dos próximos capítulos.
Não está descartado
Apesar de ter dito diversas vezes que a prioridade da federação União-Progressista é fazer Josias Da Vitória (PP) senador, pessoas ligadas ao presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), garantem que se Da Vitória decidir recuar e disputar reeleição, o nome do próprio Marcelo Santos estaria à disposição para ser o senador do grupo. A ver.
Vai “puxar” vereador?
Desde que assumiu a Secretaria de Governo de Vitória, Luciano Forrechi continua nomeado como secretário interino da Cidadania. Nos bastidores, o prefeito Pazolini (Rep) cogita “puxar” um vereador do Republicanos para assumir a pasta. Desta forma, Ailton Duarte (Rep) garantiria uma cadeira. Suplente é ligado ao núcleo republicano da Igreja.
Preferência pela mídia física
Secretário de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha, Joel Rangel (Pode) declarou em suas redes ser apaixonado por discos de vinil. “Na pandemia, desenvolvi a paixão por discos. A influência de meus pais na infância pelo vinil me fez reviver a vontade de ter novamente um aparelho”, ressaltou.
Apoio irrestrito
Embora fontes ligadas ao prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), e ao secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal (PDT), tenham confirmado à coluna que existe pretensão de lançar o filho do secretário, Serginho Vidigal (PDT), na próxima eleição a prefeito, por meio de nota, o secretário ressaltou que a possibilidade não procede, e que ele oferece apoio total e irrestrito ao atual prefeito Weverson, a quem escolheu como sucessor.
Euclério exonera secretário de Saúde
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), exonerou o então secretário de Saúde, Pedro Ivo. As informações dão conta que a saída foi a pedido do próprio Ivo. No mercado político da cidade, alguns somes são cotados para assumir a pasta, como o do vereador Fernando Santorio (PP), além de Doutor Helcio (PP) e Jovarci Motta (Republicanos). Nos bastidores, Motta teria a preferência de alguns vereadores.
Galeria
Notabilidade
Nos últimos dias, com a visita do presidente Lula (PT) ao Estado, quem ganhou força foi o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi (MDB), pré-candidato a deputado estadual.
Circulando
Quem também tem circulado pela Grande Vitória é a secretária de Ações Estratégicas de Aracruz, Jeesala Coutinho (MDB), filha do prefeito Doutor Coutinho (PP). Também é cotada para disputar a Ales.
Aprovação de lula
Durante evento com Lula, o senador Fabiano Contarato (PT) disse ao microfone: “Verdadeiro patriota não bate continência para bandeira estrangeira”. Presidente Lula aplaudiu a declaração.
Homenagem
Treze personalidades que atuam na luta antirracista no Estado foram homenageadas pela Assembleia, com a Comenda “Zacimba Gaba”. A sessão foi proposta pela deputada Camila Valadão (Psol).
MATÉRIAS RELACIONADAS:



