Brasileirão retorna com vai-e-vem nos clubes
Entre saídas e chegadas, clubes modificam seus elencos durante a parada para a Copa do Mundo de Clubes, visando o retorno da temporada
Escute essa reportagem

O Brasileirão está de volta neste final de semana, após um mês de pausa em função da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Terror para uns e sonho para outros, a última janela de transferências agitou o futebol brasileiro e uma nova se abriu nesta semana para que as equipes registrem mais atletas.
Nomes importantes já deixaram o País, como Estêvão, Gerson e Igor Jesus, enquanto outros atletas de peso chegaram para reforçar os elencos no restante da temporada, como Jorginho, Montoro, Joaquín Correa e Willian Arão.
Neste ano, houve a criação de uma janela extra, que ocorreu entre os dias 2 e 10 de junho, por conta do Mundial. Ela foi válida para todos os clubes da Série A.
O novo período de transferências do campeonato está aberto e irá até o dia 2 de setembro.
Até o momento, apenas Atlético/MG, Bahia e Cruzeiro não realizaram movimentações — seja com contratações ou saídas, para o retorno da competição nacional. Confira, a seguir, a lista completa das mudanças nos clubes da elite do Brasileirão.
Veja o vai-e-vem dos clubes brasileiros
Cariocas
As equipes cariocas movimentaram bastante o mercado de transferências. O Botafogo, atual campeão brasileiro, aproveitou a janela extra para reforçar o elenco com nomes de peso como Arthur Cabral, Joaquín Correa e o zagueiro Kaio Pantaleão, além dos jovens Álvaro Montoro e o goleiro equatoriano Cristhian Loor. O clube ainda passou por mudança no comando técnico: Renato Paiva saiu e deu lugar ao italiano Davide Ancelotti.
No Flamengo, a principal baixa foi Gerson, negociado com o Zenit, da Rússia. Em contrapartida, o líder do Brasileirão trouxe o experiente meia Jorginho, ex-Arsenal.
O Fluminense apostou na chegada de Soteldo, vindo do Santos, como reforço para o Mundial. Apesar de ter jogado poucos minutos, o venezuelano é uma das esperanças para o restante da temporada.
Já o Vasco teve como destaque a permanência de Philippe Coutinho. O clube também está próximo de anunciar Thiago Mendes, que assinou um pré-contrato. Por outro lado, o francês Payet deixou a equipe após passagem discreta.
Paulistas
Os clubes paulistas fizeram movimentações pontuais. O Bragantino trocou defensores: Douglas Mendes saiu e Gustavo Marques, do Benfica, chegou por empréstimo. O meia Bruninho retornou de empréstimo, mas ainda se recupera de lesão.
No Palmeiras, a saída de Estêvão para o Chelsea foi compensada com a chegada do paraguaio Ramón Sosa, do Nottingham Forest.
O Corinthians perdeu Igor Coronado e Giovane, e não teve sucesso na tentativa de contratar Biel, do Sporting.
O Santos garantiu a permanência de Neymar e reforçou o elenco com Willian Arão e Igor Vinícius. Gabriel Veron, Leo Godoy e Soteldo saíram. O São Paulo trocou de técnico: Zubeldia saiu e Hernán Crespo voltou. As saídas de jogadores foram apenas de peças pouco utilizadas.
E o Mirassol, estreante na Série A, trouxe Felipe Jonatan, Alesson e Carlos Eduardo para fortalecer o elenco.
Nordestinos
Os clubes nordestinos tiveram movimentações distintas na janela de transferências, com alguns mais ativos e outros ainda discretos no mercado.
O Sport, lanterna do Brasileirão, fez poucas mudanças até agora. Houve uma troca de goleiros com o Vitória — Gabriel Vasconcellos chegou e Thiago Couto saiu. Pedro Augusto, vindo do Fortaleza, reforça o meio-campo, e o uruguaio Ignacio Ramírez deve ser oficializado em breve para o ataque.
O Vitória foi o time mais ativo da janela até o momento, com oito saídas e três contratações. Chegaram o português Rúben Rodrigues, o uruguaio Renzo López e o goleiro Thiago Couto. No entanto, o clube perdeu seus três principais nomes em participações de gols no ano: Janderson, Gustavo Mosquito e Wellington Rato.
O Fortaleza reforçou o elenco com nomes de peso como José Herrera, uma das maiores compras da história do clube, além de Adam Bareiro, Matheus Pereira e o retorno de Ryan Guilherme. Em contrapartida, cinco jogadores deixaram o elenco, incluindo Pol Fernández e Felipe Jonatan.
Já o Ceará teve uma movimentação modesta. Três jogadores deixaram o elenco — Lelê, Recalde e Léo Rafael —, todos reservas.
Gaúchos
Os times gaúchos se movimentaram para reforçar seus elencos.
O Internacional contratou o paraguaio Alan Benítez, lateral do Cerro Porteño, enquanto o jovem Gabriel Carvalho foi liberado para se apresentar ao Al Qadisiyah, da Arábia Saudita.
Já o Grêmio apostou na chegada de Alex Santana, emprestado pelo Corinthians, e no retorno de Carballo, que agradou durante a passagem pela MLS.
E o Juventude, vice-lanterna da competição, trouxe Hudson, Marcelo Hermes, Rafael Bilu e Lucas Fernandes, além de estar perto de oficializar Gabriel Veron. A única baixa até agora foi o meia Jean Carlos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários