Montadora de carros vai se instalar no ES
A Lecar quer ser a 1ª marca de carros elétricos do Brasil, com fábrica no Espírito Santo e parceiras como WEG e Marcopolo
Escute essa reportagem

Com a promessa de se tornar a primeira marca de carros elétricos brasileira, a Lecar está desenvolvendo uma fábrica em Sooretama, no Norte do ES, que deve movimentar o mercado de peças e componentes automotivos nos próximos anos.
Parcerias já consolidadas apontam para esse cenário, explica o proprietário da empresa, Flávio Figueiredo, que lançou na semana passada a carroceria do modelo final do Lecar 459, durante a Eletrocar Show 2025, em São Paulo.
Ele citou a gaúcha Keko acessórios como uma das empresas com potencial de investir no Espírito Santo com a nova montadora. A empresa é especializada em antantônios, estribos, engates, bagageiros, capotas, capas de estepe, entre outros.
Flávio disse ainda que indústrias como WEG e Marcopolo firmaram parceria para o fornecimento de equipamentos necessários para o funcionamento da fábrica. No caso da Marcopolo, que produz ônibus elétricos na fábrica em São Mateus, muitas peças serão adquiridas. “E ela com certeza vai ampliar a produção”, diz o empresário.
Já a WEG, produtora de motores comerciais e residenciais para eletrodomésticos da linha branca — como geladeiras e fogões —, será responsável pelo fornecimento do gerador de energia.
“A tendência é que o Norte do Espírito Santo se torne um polo automotivo com uma cadeia bem adensada. Já existe, na verdade. Mas com o apoio do governo do Estado, visitando os fornecedores, tenho certeza que vamos desenvolvê-lo rápido”, comenta.
Atualmente, a produção da WEG para o mercado de carros elétricos se concentra em Jaraguá do Sul (SC). Na fábrica, a indústria fabrica motores de tração elétrica para caminhões e ônibus, por exemplo — produto que, inclusive, abastece a fábrica da Marcopolo.
Questionada, a empresa afirmou, via assessoria, ainda não ter planos para trazer uma linha de montagem assim ao Espírito Santo. Os carregadores elétricos também são uma frente de atuação da empresa em Santa Catarina, mercado que tende a se expandir nos próximos anos com o aumento de veículos elétricos nas ruas.
Cerca de 25% dos municípios brasileiros já contam com pontos de recarga para veículos elétricos, segundo levantamento da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). São 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos em 1.363 cidades.
Saiba mais
Nova indústria
A Lecar pretende se consolidar como a primeira montadora brasileira de carros elétricos. Para isso, está desenvolvendo uma fábrica no município de Sooretama, no Norte do Espírito Santo.
O empreendimento deve impulsionar a cadeia automotiva local nos próximos anos, com reflexos diretos no setor de peças e componentes elétricos.
A previsão é que a região Norte do Estado se transforme em um polo automotivo com alto grau de integração produtiva.
Parcerias industriais com grandes indústrias nacionais, como a Marcopolo, que já possui uma planta de ônibus elétricos em São Mateus, e a WEG, que fabrica motores, é o passo inicial da cadeia de suprimentos local da montadora.
A aposta é de que a presença da Lecar e de suas parcerias atraiam novos investimentos, favorecendo a descentralização da produção de veículos elétricos no País.
Mercado
O avanço dos carros elétricos também pressiona a expansão da rede de carregamento. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), 25% dos municípios brasileiros já contam com eletropostos.
São 14.827 pontos de recarga pública e semipública, distribuídos em 1.363 cidades.
Esse crescimento deve continuar nos próximos anos, especialmente com a entrada de novos modelos no mercado nacional.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários