Governo negocia com mais marcas automotivas para instalação no ES
Governo capixaba negocia com montadoras chinesas e aposta em atração de investimentos para fortalecer a cadeia automotiva local
Escute essa reportagem

A possibilidade de uma montadora de peças automotivas se instalar no Espírito Santo foi aventada, há algumas semanas, pelo governador Renato Casagrande, durante a coletiva de inauguração do do Centro Automotivo Sertrading, na Serra.
A busca pelo fomento da indústria automotiva e da cadeia de fornecedores, no entanto, não vem de agora.
BYD, GWM e GAC fazem parte da lista de montadoras chinesas que foram sondadas pelo governo para trazer operações para o Estado, durante a visita de empresários e políticos à China, para a cúpula do G20, em novembro.
Para a subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Menezes, a iniciativa representa um passo estratégico para o adensamento da cadeia produtiva local.
“Agrega valor e promove a customização de produtos no Estado. Esse movimento contribui diretamente para o desenvolvimento econômico, estimulando a industrialização, a geração de empregos e o fortalecimento da base produtiva capixaba”, diz.
Embora ainda não haja um destino traçado sobre novos investimentos no setor, o Estado permanece sendo a principal rota logística para as importações de veículos.
Fabricantes rejeitam sistema da Apple
O novo Apple CarPlay Ultra, que integra todas as telas do carro, enfrenta resistência de montadoras como Audi, Mercedes e Renault, que temem perder o controle sobre seus próprios sistemas.
Apesar de inicialmente terem aderido ao projeto, várias empresas desistiram da parceria. A Apple lançará o sistema nos EUA e Canadá ainda este ano, com estreia nos modelos da Aston Martin.
Já a BMW manterá apenas a versão atual do CarPlay. O impasse revela a disputa entre montadoras e empresas de tecnologia pelo domínio da experiência digital nos veículos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários