O modo como você resolve seus problemas
Como enfrentamos nossos problemas revela quem somos e define o adulto que nos tornamos
A todo momento em sua vida surge um problema a ser resolvido. Ninguém escapa disso. As dificuldades pelas quais passamos são um tipo de exercício para que nos fortaleçamos interiormente. A cada desafio superado nos tornamos mais fortes e seguros das nossas decisões.
Nossos problemas estão relacionados aos nossos desejos e àquilo que queremos conquistar. É assim que, se você quer comprar um carro ou uma casa, terá que fazer o dinheiro necessário para pagar as parcelas que virão.
Se você quer fazer uma faculdade particular ou um curso de aprimoramento, terá que saber conviver com os boletos, as provas e a rotina das aulas que virão.
Tudo aquilo que você desejar ser ou ter necessitará de um trabalho. Para muita gente esse esforço se configura como um transtorno a ser superado.
Existem pessoas que não têm a dedicação necessária para o enfrentamento das suas dificuldades. É assim que filhos superprotegidos pelos pais na infância e adolescência se tornam indivíduos frágeis e dependentes na idade adulta.
O modo como você resolve seus desafios do dia a dia poderá dar indicativos de como você foi criado quando pequeno.
Podemos parafrasear aquele pensamento dizendo: “Diga-me como resolve seus problemas que te direi quem é.”
Pessoas inseguras quando se deparam com problemas a serem resolvidos às vezes choram, ficam nervosas, outras desistem, culpam os outros os quais ela julga que deu o suporte necessário.
A fuga constante do enfrentamento das dificuldades torna esses indivíduos em adultos inseguros e frustrados.
Infelizmente há uma infinidade de pais e mães mimando e protegendo excessivamente os seus filhos que, por causa disso, passam a desenvolver outros transtornos do comportamento e dificuldades específicas no relacionamento social.
Vemos casais em crise porque quando se deparam com um problema, agravam ainda mais a situação se acusando mutuamente e culpando o outro sem chegar a uma solução harmoniosa.
É também comum se ver filhos grandes, às vezes casados, esperando que seus pais solucionem para eles problemas que são deles próprios.
Existem pessoas que resolvem seus problemas atuais criando outros e agravando ainda mais os que já existem.
Lembre-se de que seus problemas são sua assinatura. Eles falam do seu jeito de ser que precisa ser modificado. Dessa forma, pare de encarar seus problemas como maldições ou sinais de fracasso.
Veja-os como uma folha em branco onde você poderá reescrever, a todo momento, as suas ações, a história do seu caráter e da sua capacidade.
O modo como você os resolve, com coragem ou covardia, com estratégia ou desespero, com autonomia ou dependência, é a sua verdadeira biografia sendo escrita em tempo real.
Não espere pela próxima onda de dificuldades para se afogar. Comece hoje a se fortalecer emocionalmente porque, no final, não são os problemas que definem você, mas a coragem, a inteligência e a persistência com que você escolhe enfrentá-los.
Essa é a marca do verdadeiro adulto, do verdadeiro protagonista da própria vida. Não transforme cada problema em uma barreira, mas em uma escada da sua maturidade e realização.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



