287 kg de carne vencida e produtos com mofo são apreendidos em supermercados no ES
Dois estabelecimentos da Serra foram alvos de ação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor
Escute essa reportagem

Dois supermercados foram alvos da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) por vender produtos vencidos como carne e pães de forma. Ao todo 287 kg de carne vencida e 323 produtos com mofo foram apreendidos.
Além dos itens deteriorados e fora do prazo de validade, 188 itens com menor quantidade do que informado na embalagem também foram retirados dos estabelecimentos. A ação ocorreu em dois supermercados da Serra, que não tiveram os nomes divulgados.
A operação foi realizada pela Decon, na última segunda-feira, em conjunto com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES).
O delegado titular da Decon, Eduardo Passamani, explica a importância da denúncia por parte dos consumidores para tirar os produtos apreendidos de circulação.
“O consumidor é nosso principal fiscal, pois está em todos os lugares. E ajuda a direcionar a ação não só da polícia mas de outros órgãos. Essa operação nesses dois locais só ocorreu pela grande quantidade de denúncias”.



Tanto a venda de produtos vencidos como a comercialização de produtos deteriorados com com quantidades irregulares configuram crime de relação de consumo e tem penas previstas de 2 a 5 anos.
“Podem ser atribuídas tanto aos supermercados quanto ao fabricante”, ressalta o delegado.
O agente fiscal do Ipem, Luiz Filipe Langoni, enfatizou que os produtos apreendidos por produtos fora da norma de peso são de marcas conhecidas e que registram de forma recorrente esse tipo de irregularidade.
“Detectamos sete tipos de produtos como torradas, biscoitos e bebidas lácteas que estavam com pesagem divergente da informada na embalagem, todos de grandes marcas".
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários