Eleição do PSB encaminhada
Confira a coluna de domingo (12)
Ao que tudo indica, o presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, deve ser reconduzido ao cargo no próximo dia 23, quando vai acontecer o Congresso do partido do governador Renato Casagrande (PSB). A coluna entrevistou diversos filiados do partido, que disseram ser uma espécie de entendimento que o atual presidente permaneça à frente da sigla.
Nos bastidores, nomes como do deputado federal Paulo Folletto, do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, e do presidente da Junta Comercial, Paulo Menegueli também surgiram, mas Gavini tem a seu favor bons resultados obtidos no último pleito: PSB fez 22 prefeitos, 16 vices e 129 vereadores. Internamente, segundo filiados, chegou a haver uma ala que gostaria de apostar em renovação, e Hoffmann seria uma possibilidade, mas por ser um nome que vai disputar a eleição para deputado federal ano que vem, a ideia não evoluiu.
Receios socialistas
Segundo alguns filiados, um dos maiores receios do PSB é perder relevância no Espírito Santo após Casagrande deixar o governo, seja em abril de 2026 ou no final do ano. Entendimento é de que a nova diretoria terá a missão de oxigenar o partido e fazer com que a sigla continue sendo representativa no Estado, mesmo fora do Palácio Anchieta.
Fiel da balança na Ales
Tem chamado atenção nos bastidores políticos o destaque recebido pelo deputado Dary Pagung (PSB) na Assembleia. Aliado de primeira hora de Casagrande e ex-líder de governo hoje é vice-presidente da Casa, lidera a comissão de Constituição e Justiça, além de ser vice-presidente da comissão de Educação. Governo demonstra ter planos para ele.
Com as mãos no... sofá
Deputado estadual Sergio Meneguelli (Rep) aproveitou o final de semana para uma faxina intensa. Resolveu colocar o sofá para o lado de fora para passar por um “banho”. “Depois da semana na Assembleia, a gente aproveita o fim de semana para limpar a casa. É atividade física!”, disse.
Em campanha
Em julho deste ano haverá eleições internas no PT em âmbitos nacional, estadual, e municipal. No Espírito Santo, por exemplo, a expectativa de militantes é de que haja disputa entre a atual presidente estadual, Jack Rocha, e o deputado estadual João Coser.
Coser esteve em sete municípios do Norte nos últimos dias, buscando se articular com lideranças municipais em busca de uma unidade que fortaleça a sigla no Estado.
Ministro de Lula amanhã no Espírito Santo
Governador Renato Casagrande (PSB) recebe amanhã em Vitória o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Ambos irão visitar o Terminal Pesqueiro Público de Vitória, em Jesus de Nazareth, às 9h. André é deputado federal pelo PSD e já anunciou que vai novamente tentar vaga na Casa no ano que vem. Quanto a visita do presidente Lula ao Espírito Santo, lideranças capixabas do PT dizem que o Presidente ainda busca espaço na agenda.
Galeria
Convenção do MDB
No próximo dia 15 de maio haverá convenção do MDB em Vitória. Atualmente, a Executiva é provisória e vai se tornar definitiva. Atual presidente municipal da sigla, ex-conselheiro Sergio Borges deve apresentar seu nome para continuar à frente do partido na capital.
Convenção do MDB II
Em votação unânime, o ex-prefeito de São Mateus Amadeu Boroto (MDB) foi eleito presidente municipal da sigla. O vice é Aécio Matos.
Ex-prefeito no governo
Outro ex-prefeito foi alocado no governo do Estado. Arnóbio Pinheiro Silva, ex-mandatário de Pinheiros, foi nomeado na Casa Civil.
Cesan em dobro
Vereador Armandinho Fontoura (PL), presidente a Comissão de Obras e Serviços da Câmara de Vitória, esteve com o presidente da Cesan, Munir Abud, para pedir que a instituição aumente as equipes na capital. “Caminhões terão as frotas dobradas na cidade”, afirmou Munir.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



