Eleição vai definir Grão-Mestre
Confira a coluna desta quinta-feira (10)
De três em três anos, maçons do Espírito Santo escolhem um Grão-Mestre, autoridade líder responsável pela direção da Grande Loja Maçônica — no Estado, ela lidera cerca de 110 Lojas. A eleição acontece sempre no meio do ano, por volta do mês de junho. A expectativa é de que a posse do Grão-Mestre aconteça em setembro deste ano.
Atualmente, o Grão-Mestre capixaba é o contador e advogado Valdir Massucatti, que já anunciou que tentará ser reconduzido a mais um mandato frente à Grande Loja. Disputará contra ele o também contador Walter Alves Noronha. Ambos já foram presidentes do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES).
Cabe lembrar que um dos papéis encarados pelo Grão-Mestre maçom é o relacionamento com a sociedade e também com os Poderes constituídos no Estado.
De volta ao governo
Conforme Plenário antecipou ainda em fevereiro, o governador Renato Casagrande (PSB) volta a “escalar” o ex-deputado Marcus Vicente (PP) em seu secretariado. Após ter sido substituído por Marcos Aurélio (PP) na Sedurb, Vicente assume a subsecretaria de Relações Institucionais da Casa Civil. Sobre sair do PP, porém, ainda mantém silêncio.
“Possibilidade é real”
Embora tenha feito questão de ressaltar que não foi convidado para assumir a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória em troca de se filiar ao Republicanos — sigla do prefeito Pazolini —, Alexandre Ramalho (sem partido) confirma à coluna: “Temos um caminho para construir caso dispute algo em 2026, mas a possibilidade de me filiar ao partido é real”.
Trabalha, corre e... se elege

A nova presidente do PSB de Vila Velha, secretária de Governo Emanuela Pedroso marcou presença na corrida “Trabalha, Corre e Confia” na cidade canela-verde. Seguidores fizeram um trocadilho: “Manu está correndo rumo à candidatura de deputada federal”, disseram.
Fortalecimento
Vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) esteve ontem em Brasília com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que também é relator da PEC 66 — que trata sobre regras para o pagamento de débitos pelas prefeituras com a Previdência Social e com os regimes próprios de previdência.
Além da agenda municipalista, o encontro demonstra que Ricardo continua a busca por fortalecimento político e institucional para o pleito do ano que vem.
Sinais em elogios de Gilson ao governo do Estado
Apesar de o Podemos ter ficado de fora do alto escalão do governo, depoimento em Brasília do presidente estadual da sigla, Gilson Daniel, demonstra que politicamente partido e governador Casagrande (PSB) estão mais afinados que nunca. “Estado tem crescido muito. Grande número de investimentos. Todos prefeitos têm recebido recursos. Quero agradecer ao governador e ao vice Ricardo”. Rumores sobre suposto afastamento têm ficado para trás.
Galeria
Comissões definidas
Após meses de discussões, foram definidos os titulares das comissões permanentes da Assembleia Legislativa. Nos bastidores, havia conflito por conta de algumas comissões. Esse foi um dos motivos do atraso.
Comissões definidas II
Chamou atenção a escalação de Marcos Madureira (PP) como presidente do colegiado de Educação. Cooperativismo ficou com Callegari (PL); Agricultura, Espíndula (PSD); e Saúde, Dr. Bruno Resende (União).
Está de volta
Gandini (PSD) garantiu permanência como membro titular da Comissão de Educação, após ter deixado a vice-presidência. Autor da Lei do Ar-Condicionado nas escolas, entra no lugar de Bahiense (PL).
Salas serão entregues
Após as reformas estruturais, as salas destinadas às comissões serão entregues na próxima segunda feira, às 9h. Haverá um café da manhã com os deputados que irão assumir os colegiados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



