Vacina contra a gripe: veja onde ser imunizado em Vitória e Vila Velha
Com doses disponíveis, Vitória e Vila Velha já definiram locais e horários, apesar de a campanha, oficialmente, começar em 7 de abril
Escute essa reportagem

O Espírito Santo recebeu a primeira remessa com 116 mil doses de vacinas influenza, para a imunização contra a gripe. Oficialmente, a campanha de vacinação tem início em 7 de abril, com o Dia “D” de mobilização definido para 10 de maio.
Porém, com as doses disponíveis, os municípios já podem dar início à vacinação. Na Grande Vitória, tem município que já começa a vacinar no sábado (29).
Em Vila Velha, a prefeitura informou que as doses recebidas estarão disponíveis por livre demanda no próximo sábado, no Boulevard Shopping, das 11h às 18 horas.
Em Vitória, a vacinação também inicia sábado, mas deve ser feita mediante agendamento on-line, que será aberto amanhã, às 12 horas.
No ES, a previsão é vacinar 1.718.123 de pessoas entre os grupos que vão receber as doses na rotina e os que pertencem aos grupos especiais.
Recentemente, o Ministério da Saúde definiu a inclusão da vacina no calendário nacional de vacinação, como dose de rotina, para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
Também podem receber a vacina pessoas pertencentes a grupos especiais, como trabalhadores da saúde, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), além dos trabalhadores dos Correios, grupo incluído este ano pelo Ministério da Saúde.
Até 8 de março, o ES teve 37 casos confirmados de influenza por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além de uma morte.
A médica de família e comunidade Taynah Repsold, doutoranda em Doenças Infecciosas pela Ufes, explica que uma complicação importante do vírus influenza é a pneumonia, que pode ser provocada diretamente pela ação viral ou surgir como consequência de infecções bacterianas secundárias.
“Também são frequentes infecções nos ouvidos e nos seios da face, conhecidas como otites e sinusites. Além disso, a gripe pode desestabilizar doenças crônicas já existentes, como asma, insuficiência cardíaca e diabetes. Em situações mais graves, a evolução clínica pode ser rápida, exigindo internação hospitalar, suporte intensivo e, em alguns casos, representando risco à vida do paciente”.
Fique por dentro
Imunização também em grupos especiais
Vacinação
A vacinação contra a gripe acontece anualmente e é destinada a determinados grupos prioritários. Com a inclusão da vacina no calendário nacional de vacinação, ela passa a ser dose de rotina para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
Na campanha, podem receber o imunizante pessoas dos grupos especiais: trabalhadores da saúde, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, entre outros.
Quando inicia
A campanha será iniciada oficialmente no dia 7 de abril, mas com as doses estando disponíveis, os municípios já podem iniciar à vacinação.
Em Vila Velha, haverá livre demanda no sábado, no Boulevard Shopping, das 11h às 18 horas. Também haverá vacinação via agendamento a partir desta quinta-feira, às 8 horas, no site da prefeitura.
Em Vitória, neste primeiro momento, a vacinação será feita mediante agendamento on-line, a partir desta quinta-feira (28), às 12 horas, pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br , pelo aplicativo Vitoria Online ou pelo Facilita Vix (totem de autoatendimento instalado nas unidades de Saúde).
Viana, cariacica e Serra informaram que aguardam o envio do imunizante por parte da Sesa.
Fonte: Sesa e prefeituras consultadas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários