Violência em Vitória altera quase 20 linhas de ônibus nesta quinta
Apesar do transtorno, a Ceturb-ES afirma que as linhas que passam pela Avenida Leitão da Silva, na capital, estão operando normalmente
Escute essa reportagem

Quase 20 linhas de ônibus do Sistema Transcol terão as rotas alteradas nesta quinta-feira (27), devido aos incêndios e confrontos entre policiais e criminosos registrados na noite desta quarta-feira (26), na capital e na Serra. De acordo com a Ceturb-ES, os ônibus que atendem à parte alta dos morros de Vitória estão com os itinerários alterados.
Apesar do transtorno, a Companhia afirma que as linhas que passam pela Avenida Leitão da Silva, na capital, estão operando normalmente, e que os itinerários voltarão a ser cumpridos assim que a situação voltar ao normal.
Confira as linhas de ônibus alteradas nesta quinta:
022, 031, 031-A, 044, 101, 103,111, 125, 532, 051, 052, 171, 163, 184, 516, 073, 074, 182 e 172
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, afirmou que a Polícia Militar está disponível para escoltar as linhas de ônibus que tenham dificuldade em circular na parte alta dos morros de Vitória, e que a corporação reforçou o policiamento local.
"Se a Ceturb tem alguma dificuldade, a Polícia Militar está aberta, nós temos efetivos inclusive para escoltar esses ônibus caso haja necessidade. Reforçamos o policiamento local, e estamos trabalhando com tropas especializadas. Se há dificuldade de algum serviço ser executado naquela região, basta entrar em contato", declarou.
Dois ônibus foram incendiados por criminosos, na noite desta quarta-feira (26), na Grande Vitória. Um deles foi queimado nas proximidades da Ponte de Camburi, na capital. Já o outro, na região de Jacaraípe, na Serra.
Além disso, três viaturas da Polícia Militar foram atingidas por disparos de arma de fogo e duas foram apedrejadas por bandidos.
De acordo com a Polícia Militar, os ataques foram motivados pela morte de um homem apontado pela polícia como uma das lideranças da organização criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV).
Confronto teve início no morro de São Benedito, em Vitória

Após ser abordado por policiais no morro de São Benedito, em Vitória, esse indivíduo, segundo a PM, entrou em luta corporal com um dos militares, tentando tirar a arma do policial. Durante o confronto, o suspeito foi baleado. Ele ainda foi socorrido, mas não resistiu.
O nome desse indivíduo não foi divulgado pela polícia, mas o comandante-geral da Polícia Militar, disse que ele é um dos irmãos Bento e tinha mandado de prisão em aberto por homicídio.
"São quatro irmãos. Dois estão presos em presídios federais, um está preso no Complexo de Xuri (Vila Velha) e esse estava solto, com mandado de prisão em aberto por homicídio extremamente cruel. Um indivíduo que devia à boca de fumo foi pego, foram cortados oito dedos dele e ele recebeu mais de 50 disparos, o que denota crueldade desse indivíduo", frisou o comandante.
Após a ação que resultou na morte dessa liderança do PCV, teve início a uma intensa troca de tiros entre criminosos de São Benedito e policiais militares, que durou cerca de 40 minutos.
"Durante o desenvolver dessa ocorrência, eles incendiaram os dois ônibus, um em Jacaraípe e o outro em Jardim Camburi, e também apedrejaram duas viaturas e atingiram com disparos mais três viaturas".
Após as ações, o policiamento na região foi reforçado, inclusive contando com a participação de policiais que atuam em unidades de Vila Velha, Serra e Cariacica, e também militares do setor administrativo.
"A Polícia Militar continua reforçando o policiamento desde ontem (quarta-feira), e manterá esse reforço por tempo indeterminado, para que indivíduos não consigam fazer nenhum tipo de coação à comunidade local", afirmou o coronel Douglas Caus.
Ao menos 20 pessoas estavam no coletivo no momento do incêndio

De acordo com as primeiras informações, ao menos 20 pessoas estavam no coletivo no momento, que fazia a linha 523 - Terminal Jardim América x Terminal de Laranjeiras, no momento do incêndio.
Testemunhas afirmaram que três passageiros, que embarcaram na região da Enseada do Suá, seriam os autores do crime. Eles embarcaram próximo ao Hortomercado e, na altura da Ponte de Camburi, teriam "dado boa noite ao motorista" e colocaram fogo no ônibus. Não há informações sobre feridos.
Uma mulher que estava correndo pela orla afirmou ter avistado o ônibus em chamas e vários policiais saindo da areia com arma em punho. Ao ser perguntada sobre o que estava acontecendo, foi aconselhada a se afastar do local.
O Corpo de Bombeiros e a Guarda de Vitória foram acionados e deram suporte à ocorrência. Os Bombeiros tentaram conter as chamas, mas o coletivo foi totalmente destruído.
A Guarda de Vitória orientou o trânsito, que ficou totalmente interditado no sentido Praia do Canto x Jardim Camburi e com apenas uma faixa no sentido contrário.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários