500 vagas para casamento comunitário na Serra
Prefeitura da Serra vai promover a união legal de 500 casais. Cerimônia será no dia 27 de maio, às 10 horas, no Parque da Cidade
Escute essa reportagem
O dia do tão esperado “sim” significa mais que uma decisão para muitas famílias. É o momento do encontro com a cidadania. Hoje começam as inscrições para o casamento comunitário promovido pela Prefeitura da Serra. Serão beneficiados 500 casais, e a cerimônia será no dia 27 de maio, às 10 horas.
“É o primeiro casamento comunitário que realizamos desde a pandemia. A gente percebe que o casamento é importante na questão do direito de família, patrimonial e religiosa. E há as pessoas que não atualizam o estado civil devido à situação financeira”, afirma a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lilian Mota.
A secretária também observa que a legalização é importante para evitar transtornos quando o casal apenas mora junto e um dos dois morre. “Para não ter que ir à Justiça, ter que juntar fotos ou recorrer à Defensoria Pública para provar que tinham uma união estável. Tem a questão dos benefícios. Então, é importante oficializar”.
O diarista Otonio Leopoldino Gomes, 53 anos, do bairro Taquara I, está noivo da dona de casa Erika Tadeu dos Santos, 35, do bairro Taquara II. Ele afirma que moram em casas separadas e frequentam a igreja Assembleia de Deus.
“É o certo casar. Não pode ser obreiro na igreja e agir de outra maneira. O casamento comunitário facilita porque não vamos pagar e as coisas estão difíceis”, observa Otonio.
Leia mais
Saiba como se inscrever para casamento comunitário na Serra
Meaípe ainda tem areia medicinal, diz especialista
A farmacêutica Carla de Souza Braga, 37 anos, e o motorista Alex Mariano dos Santos, 44, são de Nova Almeida. Eles moram juntos há três anos e querem oficializar a união. “Com certeza, facilita muito. O casamento no cartório está em torno de R$ 790. Somos cristãos e, para nós, é importante oficializar diante dos homens e futuramente na igreja também”.
Lilian adiantou que a cerimônia será em uma tenda, no Parque da Cidade, com direito a tapete vermelho para os noivos e noivas, que poderão ir vestidos a caráter. Familiares poderão ser convidados.
A secretária lembrou que aqueles que forem aprovados nos critérios para o casamento comunitário após análise e não comparecerem no dia, estarão sujeitos a ressarcir a Prefeitura da Serra pelos valores gastos com o casamento.
saiba mais
Cadastro por meio da internet
Testemunhas
Para participar, é preciso morar na Serra e ter mais de 18 anos.
Renda de até 3 salários mínimos (R$ 3.906) por casal.
Comprovante de inscrição do CadÚnico e ausência de impedimento legal para casar-se.
Cada casal deve apresentar, também, duas testemunhas.
As inscrições devem ser feitas até o dia 20, pela internet, no https://beneficios.serra.es.gov.br/#/casamentos/cadastro.
Após o cadastro, o comprovante de inscrição e documentos necessários deverão ser entregues no Pró-Cidadão, na av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, das 13h às 17h.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Leia mais
Paixão faz “Seu Arizinho” criar Museu do Futebol
Estado deve indenizar filhos de detento morto em incêndio dentro de cela no ES
Comentários