Pedro Canário: Suspeito estava com pistola, diz comandante da PM
O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º)
Escute essa reportagem
O suspeito de 17 anos morto por um policial militar em Pedro Canário, no Norte do Estado, tinha uma pistola .40 em seu poder. No entanto, segundo Douglas Caus, comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, a arma foi apreendida antes do adolescente ser morto. O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º).
"As informações que me chegam que o indivíduo tem 17 anos e, com ele, a arma foi apreendida no quintal. Antes dele pular o muro, ele teria trocado tiros com a PM. A arma está apreendida e é uma pistola .40. Inclusive, um dos projéteis, nessa pistola apreendida, estaria alojada dentro do cano. O que é isso? Ela não teve força para poder sair do cano. Mas teve alguém que puxou o gatilho", explicou Caus em coletiva no início da noite desta quarta.
Ainda de acordo com o comandante-geral da PM, tudo aconteceu quando a polícia foi acionada, através de uma denúncia anônima, para o bairro São Geraldo, em Pedro Canário. De acordo com o chamado, indivíduos que disputam o tráfico de drogas na região estariam armados intimidando a população.
"Duas viaturas foram até o local. Houve uma troca de tiros. Três indivíduos estavam presentes. Um fugiu. Um foi preso com um simulacro (de arma). E o outro foi preso, posteriormente, com uma arma real, uma pistola, dentro de uma residência. Posteriormente, ele pulou o muro e aí foi feita aquela ação que vocês tiveram acesso nos vídeos via redes sociais", detalhou o militar.
REPERCUSSÃO
A morte do jovem gerou repercussão após as imagens do momento do crime terem circulado nas redes sociais. Elas mostram o momento em que a equipe de policiais militares coloca um suspeito encostado no muro. O homem, que aparentemente está algemado, levanta, e é afastado por um policial. Ao voltar para próximo do muro, o mesmo agente efetua pelo menos um disparo à queima-roupa contra ele, que acaba caído no chão.
Na sequência, as imagens mostram o militar carregando o corpo para dentro de uma casa. Outros dois policiais, além do que atirou, estão presentes na ação.
GOVERNADOR COBRA INVESTIGAÇÃO
Na tarde desta quarta-feira (01) o Governador Renato Casagrande usou seu perfil no Twitter para comentar um vídeo de uma aparente execução que está circulando nas redes sociais.
Sobre o caso, o Governador escreveu: "Recebi imagens de uma aparente execução em abordagem de policiais militares em Pedro Canário que não condizem com o dever da PM. Determinei que sejam tomadas as providências imediatas à apuração do caso", escreveu.
Recebi imagens de uma aparente execução em abordagem de policiais militares em Pedro Canário que não condizem com o dever da PM. Determinei que sejam tomadas as providências imediatas à apuração do caso.
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) March 1, 2023
Leia mais
Veja a versão dos policiais de Pedro Canário sobre tiro em suspeito
Vídeo mostra PM atirando em suspeito e Governador do ES cobra investigação
Comentários