Confira os dez carros zero mais econômicos ao abastecer
Nova tabela divulgada pelo órgão do governo revela melhoria geral na eficiência energética dos modelos, com 5% de redução no consumo
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O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a lista com o consumo de combustível de veículos comercializados em 2023 no Brasil.
Nessa atualização, o ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) traz as médias de modelos ou versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado, produzidos por 35 montadoras diferentes.
Dos 10 modelos mais econômicos da lista do Inmetro, o Chevrolet Onix Plus, o Chevrolet Onix 1.0 e Fiat Mobi estão entre os mais comercializados no Estado no mês de janeiro, segundo o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo (Sincodives), em dados conjuntos com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fanabrave).
Em comparação com a tabela anterior, há melhoria de 5% na média de consumo energético nos carros da categoria SUV grande - utilitários esportivos, que caiu de 1,95 megajoules por quilômetro - energia que o veículo precisa gerar para se locomover - para 1,85 megajoules por quilômetro.
Isso, de acordo com Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos do Inmetro.
A medida de megajoules por quilômetro funciona como uma média do rendimento considerando os dois combustíveis (etanol e gasolina) e nos dois ciclos (urbano e rodoviário), ao invés de focar somente no melhor ciclo.
Também segundo Souza, houve redução de aproximadamente 2% nos SUV compactos. A melhoria se deve principalmente ao ingresso dos novos modelos elétricos e híbridos no programa.
As tecnologias dos novos modelos e a maior facilidade de manutenção são alguns dos itens que levam os veículos a serem mais econômicos, de acordo com Eduardo Dalla Mura do Carmo, vice-presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado (Sindirepa).
“Há veículos com injeção direta, que são mais novos que com injeção eletrônica, em que o combustível é injetado em altíssima pressão diretamente na câmara de combustão. O resultado é uma queima mais eficiente, o que gera mais potência sem elevar o consumo”.
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Atenção às marchas e aceleração
Dicas para economizar
Evite acelerar e frear bruscamente. O ideal é manter uma aceleração gradual e evitar movimentos bruscos de freio e aceleração, pois isso exige mais do motor.
Procure trocar as marchas sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida.
A manutenção em dia evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente. É importante checar regularmente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas.
Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível. Pneus murchos influenciam no rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via.
O alinhamento correto faz com que os pneus desgastem menos e o balanceamento evita trepidações.
Observar a capacidade de carga do veículo, evitando pesos desnecessários. É importante ficar atento quanto à qualidade do combustível.
Fonte: Especialistas consultados.
A LISTA DOS ECONÔMICOS
1º) Renault Kwid
Seu motor 1.0 trouxe algumas novidades como sensor de fase, uma nova central eletrônica e sistema start-stop, melhorando bastante seu rendimento. Faz até 15,7 km/litro com gasolina na estrada e 15,3 km/litro na cidade.
2º) Peugeot 208 1.0
Com motor 1.0 Firefly, a versão Like 1.0 registrou 16,3 km/litro na estrada com gasolina e 14,7 km/litro na cidade. Opção mais barata e competitiva, é mais econômico do que os modelos da Fiat com o mesmo propulsor.
3º) Chevrolet Onix Plus 1.0 LT
Considerado o sedã flex mais econômico do Brasil, registrando 1,40 MJ/km após fazer 17,5 km/litro na estrada e 13,6 km/litro na cidade, com gasolina.
4º) Volkswagen Polo 1.0 TSI MT
Nos testes do Inmetro, chegou a 16,4 km/litro na estrada com gasolina no tanque, ou 14 km/litro na cidade, enquanto o consumo energético foi de 1,42 megajoule por quilômetro.
5º) Fiat Cronos 1.0 Drive
Acabou aproveitando o motor 1.0 Firefly com o câmbio manual para entregar um bom rendimento. Quando é abastecido com gasolina, o carro faz 14 km/litro na cidade e 16,1 km/litro na estrada.
6º) Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo
Com um consumo energético de 1,44 megajoule por quilômetro, o modelo 1.0 turbo chega a fazer 13,4 km/litro na cidade e 16,9 km/litro na estrada, com gasolina.
7º) Chevrolet Onix 1.0
O hatchback perde um pouco do rendimento em comparação ao sedã por causa da aerodinâmica menos favorável. Chega a fazer 16,6 km/litro no ciclo rodoviário e 13,3 km/litro no ciclo urbano ao utilizar gasolina.
8º) VW Polo 1.0 MPI
É a versão mais econômica com o motor aspirado, embora com uma diferença considerável em comparação à variante com o propulsor turbo, pois faz 15,4 km/litro na estrada, 1 km/litro a menos quando abastecido com gasolina.
9º) Volkswagen Voyage
Pela tabela do Inmetro, a quilometragem por litro com gasolina é de 15,6 km/litro na estrada e 13,8 km/litro na cidade. A combinação do motor 1.0 MPI e a aerodinâmica da carroceria sedã ajudam.
10º) Fiat Mobi
O subcompacto italiano fecha o ranking pelo rendimento das duas versões ainda sendo comercializadas. O resultado é que faz 13,5 km/litro na cidade e 15 km/litro nas rodovias, com gasolina.
SAIBA MAIS
Atenção às marchas e aceleração
Dicas para economizar
Evite acelerar e frear bruscamente. O ideal é manter uma aceleração gradual e evitar movimentos bruscos de freio e aceleração, pois isso exige mais do motor.
Procure trocar as marchas sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida.
A manutenção em dia evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente. É importante checar regularmente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas.
Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível. Pneus murchos influenciam no rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via.
O alinhamento correto faz com que os pneus desgastem menos e o balanceamento evita trepidações.
Observar a capacidade de carga do veículo, evitando pesos desnecessários. É importante ficar atento quanto à qualidade do combustível.
Fonte: Especialistas consultados.
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