X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

72 obras de 50 artistas em exposição gratuita

“De Onde Surgem os Sonhos” poderá ser conferida até o dia 28 de janeiro, no Palácio Anchieta, no centro de Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 72 obras de 50 artistas em exposição gratuita
Os visitantes do Palácio Anchieta, no centro de Vitória, terão a oportunidade de embarcar em uma exposição inédita de arte contemporânea. |  Foto: Fabio Nunes/AT

Os visitantes do Palácio Anchieta, no centro de Vitória, terão a oportunidade de embarcar em uma exposição inédita de arte contemporânea.

A mostra “De Onde Surgem os Sonhos - Coleção Andrea e José Olympio Pereira” já está aberta e permanece até o dia 28 de janeiro. A entrada é gratuita.

Leia mais sobre Vem pro Centro

A exposição, que é considerada uma das maiores coleções de arte contemporânea do Brasil, traz 72 obras de 50 artistas brasileiros e é um recorte da coleção Andrea e José Olympio Pereira, com curadoria de Vanda Klabin. A mostra é lançada pelo Museu Vale e marca seus 25 anos de existência.

O grupo de amigos formado pela farmacêutica Anna Carolina Faria, de 32 anos; Tassiane Andrade Nascimento, 33 anos, farmacêutica; Daniel Bastos, 31 anos, engenheiro de software, e Eduardo Merlo, de 31 anos, autônomo, já conferiu a exposição e aprovou o resultado.

“A seleção das peças ficou realmente muito boa. Algumas obras impactam e mexem conosco”, disse Anna Carolina.

A professora Lívia Rangel, de 41 anos, também esteve na exposição e gostou do que viu.

A curadora Vanda ressalta que toda coleção provoca impacto no sistema de arte. “Ela coloca em cena novos dilemas e traz fomento estético de ideias. Construí um espaço expositivo sem núcleos temáticos, mas com um deslocamento contínuo, para ampliar os modos de ver a fim de refletirmos a nossa própria história”.

Além das obras expostas, Andrea e José Olympio Pereira possuem ao todo cerca de 2.500 obras, com foco na produção brasileira a partir dos anos 1940.

A visão cultural que o casal possui de sua coleção vai muito além de ceder obras para mostras individuais e coletivas em museus no Brasil e no exterior.

“Quando nos interessamos por um artista, gostamos de ter profundidade. Conseguimos entendê-lo melhor desta forma, pois um único trabalho não mostra tudo”, fala José Olympio.

Workshop

Um workshop gratuito chamado “Sonho-paisagem”, que acontece dentro da exposição, convida os visitantes a fazerem uma releitura das obras e dos temas. A programação será realizada com escolas durante a semana, mediante agendamento, e aberta para o público nos finais de semana.

Serviço

“De onde surgem os sonhos - Coleção Andrea e José Olympio Pereira”

Onde: Palácio Anchieta. Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória.

Quando: Até o dia 28 de janeiro de 2024.

Visitação: Terça a sexta-feira, das 8h às 18h. Início da última sessão às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Início da última sessão às 15h.

Entrada: Gratuita.

Fonte: Organização da exposição.

Algumas obras

  • Câmera 1/3
    Os visitantes do Palácio Anchieta, no centro de Vitória, terão a oportunidade de embarcar em uma exposição inédita de arte contemporânea.
    Fullscreen
  • Câmera 2/3
    A artista Adriana Varejão encontrou inspiração para este trabalho em um censo do IBGE de 1976, no qual foi feita uma pergunta aberta aos brasileiros: “Qual a sua cor de pele?”.
    Fullscreen
  • Câmera 3/3
    O autor Afonso Tostes utiliza madeiras descartadas das suas obras, por exemplo, e empilha pedaços de troncos que apontam para desequilíbrios e tensões.
    Fullscreen
  • 72 obras de 50 artistas em exposição gratuita
  • 72 obras de 50 artistas em exposição gratuita
  • 72 obras de 50 artistas em exposição gratuita
72 obras de 50 artistas em exposição gratuita 72 obras de 50 artistas em exposição gratuita 72 obras de 50 artistas em exposição gratuita

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: