Prefeituras firmam acordo para volta do "Trem das Montanhas"
Parte da Leopoldina, atual FCA, pode se tornar a maior via para bicicletas do País, para atrair visitantes também de outros estados
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A volta da operação do “Trem das Montanhas”, entre Viana e Alfredo Chaves, deve ocorrer em 2026 e já tem até mesmo acordo feito para retorno de operadora.
É o que afirmou o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que está à frente das negociações para a efetivação do investimento na rota turística entre os municípios.
A empresa curitibana Serra Verde Express, antiga operadora desse mesmo percurso, demonstrou interesse em retomar a oferta do serviço no Espírito Santo a partir da entrega da ferrovia aos municípios.

Bueno, inclusive, foi até Curitiba para uma reunião estratégica com o empresário Adonai Aires de Arruda, presidente da empresa.
Um consórcio entre os quatro municípios — Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Alfredo Chaves — com foco exclusivo na pauta turística está para ser firmado. “Estamos liderando esse movimento com coragem, visão de futuro e responsabilidade”, reforçou Wanderson, que diz que Viana será ponto de partida e chegada da atração.
“Campeão da segurança alimentar”, diz ex-ministro
O mundo hoje passa por uma verdadeira batalha, ao enfrentar quatro desafios: insegurança alimentar, transição energética, mudanças climáticas e desigualdade social. A boa notícia é que, em meio a esses desafios, o Brasil tem tudo para derrotar o primeiro vilão e ser campeão mundial em segurança alimentar.
É o que disse o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues em palestra na Feira de Agronegócios Cooabriel 2025.
Roberto é engenheiro agrônomo formado pela USP, professor emérito da FGV e Doutor Honoris Causa pela Unesp. coordenador do Centro de Agronegócio da FGV.
“O crescimento da produção de alimentos está na área tropical do globo terrestre. E o Brasil é único que tem tecnologia sustentável nesse cinturão. Esse cenário dá ao Brasil uma chance fora do comum de ser o campeão mundial da segurança alimentar”, afirmou.
E complementou: “Para enfrentar o desafio da transição energética, temos a nossa matriz energética. Metade é renovável. A do mundo é 15% renovável, a nossa é três vezes maior que a do mundo. Sendo que boa parte vem da agricultura, como etanol, que vem do milho e da cana”, explica Rodrigues.
Os números corroboram a tese de Rodrigues. O Relatório da ONU sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial revela uma queda de 85% na insegurança alimentar severa no País em 2023, com 14,7 milhões de pessoas deixando de passar fome.
No Brasil, o setor agrícola desempenha um papel significativo na produção de energia, fornecendo cerca de 29% da energia consumida. Essa contribuição se manifesta através de biocombustíveis como o etanol e o biodiesel, além da eletricidade gerada a partir da biomassa.
Segundo Rodrigues, enquanto o restante do mundo não consegue atingir crescimento anual de mais de 20% na produção de alimentos, o Brasil registra quase o dobro disso.
Entenda
Roteiro funcionou de 2009 a 2013
Viana até Alfredo Chaves
A operação do Trem das Montanhas Capixabas aconteceu entre 2009 e 2013, com saídas da Estação Ferroviária de Viana em direção a Marechal Floriano, com parada em Domingos Martins, e extensão até Matilde, em Alfredo Chaves.
A viagem de cerca de 50 quilômetros é feita em um percurso com paisagens da Mata Atlântica, túneis históricos e atrações culturais ao longo do trajeto.
O trem registrava ocupação média superior a 80%, representando um grande potencial turístico e histórico, reforça a operadora Serra Verde Express.
Considerado um dos roteiros turísticos mais tradicionais do Espírito Santo, a retomada do trem promete estimular o turismo e o comércio na Grande Vitória e no interior.
Outros sete municípios
Das 11 cidades onde passa a Ferrovia Leopoldina, que está em processo de devolução da concessionária para a União, sete ainda não possuem projeto anunciado para o trecho.
São eles: Vila Velha, Cariacica, Vargem Alta, Cachoeiro, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.
Uma das possibilidades para a ferrovia é que a administração de cada trecho seja entregue para as prefeituras, sendo elas as responsáveis por definir o que será feito.
Um consórcio entre elas para a construção de uma grande ciclovia, está entre os possíveis desfechos.
A atração de turistas e o estímulo ao consumo é uma preocupação do Estado visando a reforma tributária, comenta Gilson Daniel.
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