Governo entrega obra de requalificação do Sítio Histórico do Porto de São Mateus
As intervenções incluíram a adoção de materiais que procuram conciliar mobilidade, permeabilidade, facilidade de manutenção e preservação
Escute essa reportagem

O turismo capixaba teve um grande ganho no norte do Espírito Santo com a conclusão das obras do Sítio Histórico do Porto de São Mateus. A entrega foi realizada nesta quinta-feira (24) em solenidade que contou com a presença do governador Renato Casagrande.
O Porto de São Mateus é tombado como Sítio Histórico pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). As intervenções incluíram também a com a adoção de materiais que procuram conciliar mobilidade, permeabilidade, facilidade de manutenção e preservação da ambiência do sítio.
“A preservação e conservação do patrimônio material não é apenas uma questão de proteção das nossas raízes, mas também uma forma de assegurar que as futuras gerações possam vivenciar e entender a rica história que esse lugar representa. Conhecer e reconhecer a importância desses espaços históricos é essencial para cultivar o laço com a cultura local”, reforçou o governador Renato Casagrande.
Localizado às margens do rio Cricaré, o Porto de São Mateus teve um importante papel econômico no século XIX, com exportação principalmente de farinha de mandioca, assim como de café e cana-de-açúcar.
No entanto, o local também é marco histórico de um passado cruel, sendo um dos grandes mercados de escravos do País.

Mais investimentos
Durante a agenda, o governador do Estado fez uma visita técnica às obras de recuperação de acesso urbano e estabilização de encosta na Ladeira do Besouro, um dos acessos ao sítio histórico Porto de São Mateus.
No ano de 2022, as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo causaram deslizamentos no local, resultando na interdição de 39 residências e no desalojamento de aproximadamente 100 pessoas.
Ainda em São Mateus, foi inaugurada uma quadra poliesportiva coberta no bairro Guriri. A obra foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER) do Espírito Santo.
A quadra é coberta, possui alto padrão de acabamento e foi equipada com arquibancada para 130 lugares, além de espaços reservados para cadeirantes.
No âmbito da Educação, o Governo do Estado concluiu as obras de reforma e ampliação da Superintendência Regional de Educação (SRE) de São Mateus.
Inclusão e acesso à reabilitação física
Ainda durante a agenda, o Governo entregou cadeiras de rodas que fazem parte do projeto Crefes Sobre Rodas, que vai oferecer 400 dispositivos auxiliares de locomoção com objetivo promover a inclusão e ampliar o acesso à reabilitação física.
A ação do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), vai beneficiar pacientes de toda a região Centro-Norte do Estado. Esta edição foi a primeira do ano de 2025, contemplando usuários de 28 municípios que integram a região.

A segunda edição do programa neste ano está prevista para acontecer nos dias 21 e 22 de agosto, com a entrega de mais 300 equipamentos auxiliares de locomoção os usuários da Região Serrana.
Outras duas edições do programa foram realizadas em 2024, e totalizou a entrega de 500 dispositivos à população das regiões Centro-Norte/Colatina e Região Sul.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários