Obra do Mergulhão de Camburi já provoca alterações no trânsito
Agentes e viaturas da Guarda Municipal de Vitória estarão no local durante as primeiras semanas da segunda etapa das obras
Quem passa pelo trevo de Jardim Camburi, em Vitória, já está se deparando com alterações de trânsito, decorrentes da obra do Mergulhão do bairro, que está na segunda etapa.
As mudanças começaram a valer nesta semana para condutores quem vêm em diferentes sentidos, explicou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.
“Quem sai de Jardim Camburi em direção ao centro de Vitória deve entrar à direita, na avenida Norte-Sul e, logo depois, fazer o retorno à esquerda para voltar à avenida Dante Michelini. Tiramos o canteiro central e a calçada para permitir o retorno com três faixas”, destacou.
Já quem vem da Serra no sentido Jardim Camburi pode seguir pela Dante Michelini e usar o retorno próximo ao aeroporto para acessar a Adalberto Simão Nader, retornando pela Dante Michelini em direção ao bairro.
O secretário aponta, ainda, outras duas opções. “O condutor pode pegar a avenida José Rato, no Bairro de Fátima, e sair na José Celso Cláudio, passando pelo Rancho Beliskão. Ou ele faz um retorno na avenida Armando Duarte Rabelo, na altura do Shopping Norte-Sul, em Vitória”, disse.
E para quem vem da Serra no sentido centro de Vitória, na avenida Norte-Sul, seguirá em duas faixas até a Dante Michelini, acessando à direita as duas novas faixas construídas no terreno do aeroporto, que permanecerão ali com o final da obra, segundo observou o secretário.
Ele ressaltou que os outros sentidos não tiveram alterações. “Para quem vem do centro de Vitória sentido Serra, o acesso continua pela conversão à esquerda na Norte-Sul. E para quem sai do bairro sentido Serra, deve entrar à direita na Norte-Sul. O trajeto do centro de Vitória sentido Jardim Camburi também permanece igual, com três faixas de rolamento”, disse.
Orientação
Questionado sobre a necessidade de guardas de trânsito no local para orientar motoristas, o secretário respondeu que agentes e viaturas da Guarda Municipal de Vitória estarão no local durante as primeiras semanas da segunda etapa das obras, enquanto os condutores se adaptam.
Saiba mais
Mergulhão
A 2ª Etapa das obras do Mergulhão de Camburi têm previsão para terminar no final de 2026.
Mergulhão, na construção civil, é um túnel que passa por baixo de ruas ou outras vias, para liberar espaço em nível para o tráfego de veículos e pedestres.
A estrutura do túnel começará a ser construída com escavações, rebaixamento do lençol freático da área, concretagem de galerias e instalação de estacas de concreto armado.
A conclusão de toda a obra está prevista para o primeiro trimestre de 2027.
Investimento e dimensões
R$ 77,5 milhões é o investimento total das obras. A empresa responsável pelo Mergulhão foi contratada de forma integrada pela Prefeitura de Vitória, ou seja, é responsável tanto pelo desenvolvimento do projeto quanto pela obra.
1.650 estacas de concreto, ao longo de 30 mil metros, formarão as paredes de sustentação do Mergulhão, abaixo do nível do solo.
7,3 mil m de concreto e 850 toneladas de ferro serão utilizados na escavação e concretagem da infraestrutura.
Passagens subterrâneas
A obra será constituída do Mergulhão 1 e Mergulhão 2.
O primeiro atenderá aos motoristas que vêm da BR-101 em direção a Tubarão.
Já o segundo será utilizado por quem sai de Jardim da Penha, rumo à rodovia Norte-Sul.
Três faixas de circulação e rampas de acesso, que permitirão o fluxo de veículos sem interrupções, serão construídas nos dois.
As pistas estarão numa cota de seis metros abaixo do nível atual da Dante Michelini.
33 Km/h é a expectativa da velocidade média que poderá ser praticada na região em horários de pico de trânsito.
Rota para bicicletas
Os ciclistas que seguem sentido Serra/Vitória pela Norte-Sul terão que deixar a ciclovia no semáforo da rua Carlos Gomes Lucas, no Posto BR, e acessar a calçada compartilhada, através de rampas de acesso, até a avenida Dante Michelini.
A partir daquele local, vão fazer a travessia no semáforo da Carlos Martins, rumo à ciclovia do calçadão de Camburi.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários