Atropelamentos já provocaram a morte de 101 pedestres este ano
Dados apontam ainda que a maior parte das vítimas é idosa, como o aposentado que morreu atropelado por uma moto na Serra
A imprudência no trânsito continua fazendo vítimas no Espírito Santo: só este ano, 101 pedestres perderam a vida após atropelamentos.
Os dados do Observatório da Segurança Pública ainda apontam que a maior parte das vítimas (34%) tem mais de 65 anos.
Um dos casos que se soma à triste estatística de pessoas que perderam a vida no trânsito é o de José Geraldo Torres, o Dé, de 82 anos. Ele foi atropelado por uma motocicleta na última segunda-feira (17) ao atravessar a rua, em Porto Canoa, na Serra. O condutor da moto empinava o veículo antes de atingir José Geraldo e a esposa, que também ficou ferida.
Sobre os atropelamentos envolvendo pedestres no Espírito Santo, o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-ES, Jederson Lobato, destacou que houve uma redução de mais de 15% no número de mortes este ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Mesmo assim, ele reforçou a necessidade de medidas para reduzir as perdas.
“Todos no trânsito precisam reconhecer o pedestre como o mais vulnerável. O próprio Código de Trânsito estabelece que o veículo maior deve zelar pelo menor, os motorizados devem zelar pelos não motorizados e todos, juntos, precisam zelar pela segurança do pedestre”.
Ele enfatizou que os pedestres também precisam ter atenção. “De maneira geral, se tiver faixa ou semáforo a menos de 50 metros, o pedestre deve caminhar até lá para a travessia. No entanto, idosos ou gestantes têm a prioridade para atravessar em qualquer local”.
O chefe da Comunicação Social do BPTran, tenente Lucas Lourenço, destacou que são observados nesse tipo de acidente, de forma geral, o descumprimento da legislação e a falta de atenção de ambas as partes.
“Apesar de boa parte dos sinistros acontecerem por culpa dos motoristas, que dirigem de maneira desatenta, com excesso de velocidade ou sem dar a devida preferência ao pedestre, também observamos alguns pedestres imprudentes com a própria segurança tentando travessias em locais nem um pouco indicados”.
O especialista e consultor em segurança viária Anthony Morais Costa ressaltou que falta respeito e zelo pelos pedestres, mas também falta atenção e cuidado dos pedestres em relação ao trânsito. “Não é incomum vermos pedestres atravessando ruas enquanto mexem no celular. Uma prática extremamente arriscada”.
Raio x - Atropelamentos
Atropelamentos com pedestres
Ano - Vítimas
2017 - 133
2018 - 125
2019 - 147
2020 - 119
2021 - 121
2022 - 142
2023 - 116
2024 - 142
2025 (jan-out) - 100
17% foi a redução do número de atropelamentos com relação ao mesmo período do ano anterior (janeiro a outubro)
Principais tipos de acidentes
Número - Tipo - %
1º - Colisão - 49,32%
2º - Choque - 15,57%
3º - Tombamento - 14,83%
4º - Atropelamento com pedestre - 12,36%
5º - Capotamento - 3,46%
Municípios com mais mortes por atropelamento
Município - Vítimas
1º - Serra - 15
2º - Vila Velha - 11
3º - Vitória - 10
4º - Cariacica - 6
5º - Atílio Vivacqua - 4
6º - Guaçuí - 4
7º - Anchieta - 3
8º - Cachoeiro de Itapemirim - 3
9º - São Mateus - 3
10º - Alegre - 2
Horário das mortes
Quinta é o dia com mais mortes por atropelamento de pedestres (20%)
Período - %
Madrugada - 15%
Manhã - 28%
Tarde - 25%
Noite - 32%
Perfil das Vítimas
Masculino - 69%
Femino - 31%
Faixa etária - %
0 a 14 anos - 3%
15 a 24 anos - 3%
25 a 34 anos - 6%
35 a 44 anos - 15%
45 a 54 anos - 9%
55 a 64 anos - 20%
65 anos ou mais - 34%
Não informada - 10%
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