UTI capixaba entre as melhores do País
Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, está entre as 157 unidades de saúde do Brasil que receberam o selo UTI Eficiente
Escute essa reportagem
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, está entre os melhores do Brasil no quesito Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Com cinco UTIs gerais e uma (UTQ) de queimados, o hospital recebeu o selo UTI Eficiente, concedido aos hospitais que foram avaliados com bons indicadores de qualidade e desempenho na gestão de suas UTIs, garantindo qualidade e segurança aos pacientes, com classificação entre 33% e 50%, nas matrizes de eficiência.
O selo faz parte do Projeto UTIs Brasileiras, que é desenvolvido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e pela Epimed Solutions, com a participação de 800 hospitais públicos e privados.
A avaliação considera dois parâmetros: mortalidade hospitalar e utilização de recursos e é considerada o maior registro epidemiológico de UTIs de todo o mundo.
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves está entre as 157 unidades de saúde do Brasil que receberam o selo UTI Eficiente, com seus 77 leitos de UTI, considerando as unidades semi-intensivas.
“A certificação verifica a gravidade do paciente, o quão eficaz foi o tratamento, o número de pacientes atendidos, se tiveram alta, se houve sucesso no tratamento, e o investimento empregado nisso tudo. Porque quando eu emprego bem o recurso, sobra para eu tratar outro paciente. Esse reconhecimento é um incentivo na busca contínua pela excelência”, destaca o coordenador das UTIs, Rafael Melo Silva.
A gerente das unidades críticas da UTI do Jayme, Francianne Lopes, reforça que “a equipe é muito envolvida e engajada”. “É muito bom para a gente receber essa valorização”, afirma, destacando que é o segundo ano consecutivo que o hospital recebe o selo nacional.
Pacientes
O Hospital Jayme Santos Neves, localizado em Morada de Laranjeiras, é uma referência para pacientes vítimas de traumas. Segundo Rafael Melo Silva, esse tende a ser um paciente mais jovem, vítima do trânsito e de violência.
Os atendimentos são feitos a partir do Samu, da Central de Vagas, via Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e hospitais.
Para consultas, pois o hospital é referência em neurologia, neurocirurgia e dor, o paciente precisa passar por uma unidade de saúde e ser encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Os números
- O Jayme tem 77 leitos de UTI, considerando as unidades semi-intensivas
- 2º ano consecutivo que o hospital recebe o selo UTI Eficiente
- 2013 o hospital público foi inaugurado
Comentários