X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

UTI capixaba entre as melhores do País

Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, está entre as 157 unidades de saúde do Brasil que receberam o selo UTI Eficiente


Imagem ilustrativa da imagem UTI capixaba entre as melhores do País
Hospital mais conhecido como Jayme foi bem avaliado, nacionalmente, na gestão e no desempenho de suas UTIs |  Foto: Kadidja Fernandes/at

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, está entre os melhores do Brasil no quesito Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Com cinco UTIs gerais e uma (UTQ) de queimados, o hospital recebeu o selo UTI Eficiente, concedido aos hospitais que foram avaliados com bons indicadores de qualidade e desempenho na gestão de suas UTIs, garantindo qualidade e segurança aos pacientes, com classificação entre 33% e 50%, nas matrizes de eficiência.

Imagem ilustrativa da imagem UTI capixaba entre as melhores do País

O selo faz parte do Projeto UTIs Brasileiras, que é desenvolvido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e pela Epimed Solutions, com a participação de 800 hospitais públicos e privados.

A avaliação considera dois parâmetros: mortalidade hospitalar e utilização de recursos e é considerada o maior registro epidemiológico de UTIs de todo o mundo.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves está entre as 157 unidades de saúde do Brasil que receberam o selo UTI Eficiente, com seus 77 leitos de UTI, considerando as unidades semi-intensivas.

“A certificação verifica a gravidade do paciente, o quão eficaz foi o tratamento, o número de pacientes atendidos, se tiveram alta, se houve sucesso no tratamento, e o investimento empregado nisso tudo. Porque quando eu emprego bem o recurso, sobra para eu tratar outro paciente. Esse reconhecimento é um incentivo na busca contínua pela excelência”, destaca o coordenador das UTIs, Rafael Melo Silva.

A gerente das unidades críticas da UTI do Jayme, Francianne Lopes, reforça que “a equipe é muito envolvida e engajada”. “É muito bom para a gente receber essa valorização”, afirma, destacando que é o segundo ano consecutivo que o hospital recebe o selo nacional.

Pacientes

O Hospital Jayme Santos Neves, localizado em Morada de Laranjeiras, é uma referência para pacientes vítimas de traumas. Segundo Rafael Melo Silva, esse tende a ser um paciente mais jovem, vítima do trânsito e de violência.

Os atendimentos são feitos a partir do Samu, da Central de Vagas, via Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e hospitais.

Imagem ilustrativa da imagem UTI capixaba entre as melhores do País

Para consultas, pois o hospital é referência em neurologia, neurocirurgia e dor, o paciente precisa passar por uma unidade de saúde e ser encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


Os números

- O Jayme tem 77 leitos de UTI, considerando as unidades semi-intensivas

- 2º ano consecutivo que o hospital recebe o selo UTI Eficiente

- 2013 o hospital público foi inaugurado

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: