Dia D de vacinação contra gripe
Imunizante para evitar a Influenza será oferecido para grupos prioritários em postos de saúde e shoppings da Grande Vitória
Escute essa reportagem
Este sábado (13) é o Dia D de vacinação contra a Influenza na Grande Vitória e haverá imunização para grupos prioritários em unidades de saúde e shoppings.
Se por um lado a dengue tem dado trégua, há um aumento nos casos de gripe, conforme reportagem de A Tribuna publicada na quinta-feira (11).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 2023, até a semana epidemiológica 14, foram registrados 48 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Já em 2024, até a semana epidemiológica 14, foram notificados 56 casos de SRAG.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cariacica, Karina Lallemand, frisa que o vírus da gripe se manifesta causando síndromes respiratórias, que podem levar a quadros mais graves.
“O Dia D é um grande chamado para prevenir a complexidade dos casos e reduzir a transmissão do vírus”, alerta.
Em Vitória, o agendamento on-line foi aberto para 2.400 vagas, às 12h de ontem. A imunização será realizada em 12 pontos.
Além da vacinação contra a gripe, também serão ofertadas as vacinas de rotina (exceto a BCG), vacina contra a dengue (crianças de 10 a 14 anos) e contra a covid-19.
Agendamento
A Serra vai abrir sete postos de vacinação e não será necessário agendamento prévio. Também serão disponibilizados os imunizantes de rotina para atualização do Cartão de Vacinação.
É importante apresentar documento pessoal, CPF ou Cartão do SUS. No caso da vacinação infantil, também é necessário levar a Caderneta da Criança.
Em Vila Velha, sete unidades de saúde vão abrir as portas amanhã, das 8 às 15 horas, ofertando a vacina da Influenza. Serão ofertados ainda imunizantes de rotina.
Dois shoppings também vão receber a população para o Dia D contra a Influenza: Praia da Costa e Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica, das 11 às 18 horas.
Para receber a imunização é necessária a apresentação de documento oficial com foto e, se possível, o cartão de vacinação. Não há necessidade de agendamento.
Imunização de rotina e contra a dengue
Vitória
O novo agendamento foi aberto na última quinta (11), às 12 horas.
São disponibilizadas 2.400 vagas e o agendamento pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line.
A vacinação contra a gripe será realizada, nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Santo Antônio, Jardim da Penha, República, Conquista, Ilha das Caieiras, Resistência, Consolação, Maruípe, Do Quadro, Vitória e Grande Vitória.
Além da vacinação contra a gripe, também serão ofertadas as vacinas de rotina (exceto a BCG), vacina contra a dengue (crianças de 10 a 14 anos) e contra a Covid-19.
Horário: 8h às 17h.
Serra
A Secretaria de Saúde da Serra vai abrir sete postos de vacinação e não será necessário agendamento prévio para tomar a vacina. Estarão abertas hoje:
Das 8 às 16 horas, URS de Jacaraípe, Feu Rosa, Serra Dourada, Novo Horizonte e Serra Sede - vacina contra gripe (para grupos prioritários) e imunizantes da rotina.
Das 9 às 17 horas, no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras - vacina contra gripe (para grupos prioritários) e imunizantes da rotina.
Das 8 às 16 horas, na URS Valparaíso - vacina contra a dengue (exclusivo para crianças de 10 a 14 anos), gripe (para grupos prioritários) e imunizantes da rotina.
Vila Velha
Sem agendamento.
Shopping Praia da Costa e Shopping Boulevard Vila Velha: 11h às 18h.
Shopping Praia da Costa: influenza e dengue para crianças de 10 a 14 anos.
Boulevard Shopping Vila Velha: influenza e vacinas de rotina.
Unidades de Saúde: Araçás, Coqueiral de Itaparica, Ponta da Fruta, Vila Batista, Santa Rita, Barramares, Jardim Marilândia.
Vacina contra influenza e de rotina.
Horário: 8h às 15h
Cariacica
A vacinação será realizada sem agendamento em 10 unidades de saúde e no Shopping Moxuara.
Shopping Moxuara: 10h às 17h.
Unidades de saúde: 8h às 16h.
As seguintes US estarão abertas: Bela Aurora, Santa Fé, Itaquari, Cariacica-Sede, Porto de Santana, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Rio Marinho, Oriente e Flexal II.
- Grupos prioritários
Crianças (06 meses a menores de 06 anos).
Gestantes e puérperas.
Pessoas com 60 anos e mais.
Trabalhadores da Saúde.
Indígenas e Quilombolas.
Pessoas com comorbidades.
Funcionários do sistema de privação de liberdade.
Professores
Forças de segurança e salvamento.
Forças Armadas.
Pessoas em situação de rua.
Pessoas com deficiência.
Caminhoneiros.
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo.
Trabalhadores portuários.
Fonte: Prefeituras consultadas.
Comentários