Solidariedade sobre rodas: Mais esperança com novo ônibus da doação de sangue
Veículo tem capacidade para receber 120 doadores por dia e começa a rodar em fevereiro. Investimento foi de R$ 2,5 milhões
A partir de fevereiro, vai começar a percorrer o interior do Estado o segundo ônibus do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes). Com capacidade de receber 120 doadores por dia, o novo veículo, adaptado para coleta externa, foi entregue ontem.
“Estamos falando de centenas de milhares de pessoas que são aptas a doar sangue e que não o fazem por não conseguir chegar a um ponto de coleta”, destaca Tyago Hoffmann, secretário de Estado da Saúde.
Ele explica que há cinco pontos fixos de coleta no Estado, sendo necessárias rigorosas exigências técnicas e sanitárias para a construção de novas unidades.
“As pessoas não têm dimensão do quanto é difícil ter um ponto fixo”, ressalta Hoffmann. “Tem cidades que ficam muito distantes desses locais. A ideia do ônibus é alcançar esses potenciais doadores”.
O investimento realizado foi de R$ 2,5 milhões. O novo ônibus conta com cinco cadeiras de doação, duas salas de triagem, uma sala de recepção, equipamentos para armazenamento, televisões e rampa de acessibilidade.
Neste mês está sendo realizado o treinamento das equipes que vão atuar na unidade móvel. Paralelamente, ocorre o planejamento do calendário dos municípios pelos quais o veículo passará entre fevereiro e dezembro. Todas as microrregiões serão contempladas.
“Agora o Hemoes conta com dois ônibus e, dessa forma, damos mais um passo para oferecer mais segurança aos usuários do sistema de saúde”, reforça o governador Renato Casagrande.
Doação
O secretário fez ainda um apelo para a doação neste mês de janeiro, destacando que os estoques de todos os tipos sanguíneos estão baixos devido às férias e viagens.
“Esse é um mês crítico. Um único doador de sangue pode salvar até cinco vidas. Trata-se de um ato de amor e ajuda ao próximo”.
Hoffmann destaca ainda que, para a maioria das cirurgias complexas, a reposição de sangue é necessária, bem como em situações de emergência, como acidentes de trânsito ou tentativas de homicídio.
“Estamos falando de milhares de capixabas que foram salvos no ano passado por conta da doação. É muito importante que as pessoas doem com frequência”, finalizou.
Os números
2,5 milhões de reais foram investidos
120 é a capacidade de doadores por dia
Saiba mais
Novo ônibus do Hemoes
Recebido ontem, passa a funcionar a partir de fevereiro.
Esse é o segundo ônibus adaptado para doação do Hemoes.
Agendamento
A agenda de visitas está sendo planejada neste mês.
As cidades interessadas em receber a unidade móvel podem enviar o pedido pelo e-mail: [email protected].
A equipe do Hemoes vai ao local de doação antecipadamente para verificar se há condições técnicas de funcionamento da unidade móvel.
Quais são os requisitos para doação?
Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.
Pesar mais de 50 quilos.
Estar em boas condições de saúde.
Existem pessoas que não podem doar?
Sim. Algumas temporariamente e outros definitivamente.
Impedimentos Temporários: Pessoas que fizeram tatuagens ou micropigmentação recente, procedimentos dentários, cirurgias, uso de maconha ou tiveram dengue. Cada caso tem um tempo específico de espera (em caso de dúvida, consulte o Hemoes).
Impedimentos Definitivos: Pessoas com Hepatites B e C, HIV/AIDS, Hanseníase, Câncer, Hipertireoidismo, Tireoidite de Hashimoto e Diabetes Tipo 1 (usuários de insulina).
O que é recomendado no dia da doação?
O doador não deve estar em jejum. É recomendado que consuma no dia da doação refeições leves e evite alimentos gordurosos.
Aumente a ingestão de líquidos
Não consuma bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem à doação.
Evite levar crianças menores de 12 anos. Caso seja necessário, é obrigatória a presença de outro adulto para cuidar da criança durante o processo.
Mais informações: https://hemoes.es.gov.br/
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários