Pacientes “trocam de pele” para ter aparência mais jovem
Peeling de fenol, procedimento que descama a pele, tem feito sucesso e resultados viralizam nas redes sociais
Escute essa reportagem
Uma opção de procedimento estético para ter a aparência mais jovem que tem feito sucesso é o peeling de fenol. Nele, o paciente “troca” a pele do rosto.
Esse tipo de tratamento viralizou nas redes sociais por meio de vídeos de pessoas que passaram pelo processo. Há imagens de pacientes tanto com o rosto descascando, logo após o peeling, quanto de tempos depois, com a face já rejuvenescida.
Leia outras notícias de Saúde aqui
É o caso de Ana Paula Braz de Souza, 43, moradora de Maringá, no Paraná, madrinha da influencer Maju Morais. Ela mostrou o tratamento no TikTok e viralizou.
@majumoraiss E sem dor acreditem!😨Dra. Patricia Bonitini #fy #viral #peeling #peelingdefenol ♬ som original - MAJU MORAIS 💕
A pedido de A Tribuna, médicas explicaram como é o tratamento e os seus benefícios.
Adriana Botti, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Espírito Santo, explicou que os peelings existentes podem ser classificados em superficiais, médios e profundos. “O peeling de fenol clássico é profundo, pois atinge todas as camadas da pele”.
Ela afirmou que o procedimento promove um estímulo de produção de colágeno, aumentando a espessura e a qualidade da pele, tratando as rugas médias e profundas, além de clarear manchas.
Segundo Adriana, o peeling de fenol clássico deve ser feito sob analgesia ou anestesia adequadas, e é realizado em uma sessão única.
Além do clássico, também há o peeling de fenol atenuado, sendo outra opção para quem quer ter a pele rejuvenescida.
“Ultimamente tem se utilizado mais as formulações modificadas ou atenuadas, que são aquelas com uma concentração menor de fenol e que têm uma penetração inferior na pele. Não são profundos, são médios e até superficiais”, comentou a dermatologista Aline Neves Freitas Cabral.
De acordo com a especialista, esses peelings têm uma recuperação mais tranquila que o clássico. “O tempo de recuperação é muito mais curto, com cerca de 14 dias o paciente já finaliza a descamação”, comentou. No clássico, o período de recuperação é de cerca de um mês.
A dermatologista Alessandra de Melo afirmou que essa versão do peeling de fenol, considerada mais moderna, garante resultados excelentes. “Com os fenóis atenuados a gente consegue fazer duas a três sessões, dependendo da concentração, e consegue um resultado igual ao do peeling clássico com muito menos tempo de recuperação.”
“Dói menos, descasca menos, recupera mais rápido e tem um pós-inflamatório bem menor. É um procedimento bem tranquilo e os resultados continuam excelentes”, ressaltou.
Procedimento pode durar de cinco a 10 anos
Janainna Pimenta, biomédica esteta da clínica Interage, disse que o peeling de fenol é uma ótima alternativa para rejuvenescer a pele, sendo um procedimento que possui uma grande diferença em relação a outros peelings existentes até em relação à durabilidade.
A profissional afirmou que ele faz a remoção dos tecidos e das células mortas e ajuda a combater a flacidez. “O grande diferencial dele é a facilidade que tem de contrair a pele para que possa diminuir de uma forma muito significativa a flacidez, estimulando o colágeno e trazendo uma claridade maior à pele”, explicou.
Além disso, ela afirmou que esse tipo de peeling tem uma durabilidade maior que a dos outros. “Em determinadas regiões do rosto, chega a durar cerca de cinco a 10 anos na progressão que faz junto ao rejuvenescimento da pele”.
Em relação aos resultados, Janainna comentou que são excelentes. “Os efeitos são contínuos, prolongados e muito satisfatórios, desde que a pessoa honre todos os cuidados. Há resultados brilhantes de rejuvenescimento que variam entre 20 e até 30 anos”, destacou a profissional.
FIQUE POR DENTRO
> Peeling de fenol
1) Os peelings existentes podem ser classificados em superficiais, médios e profundos. O peeling de fenol clássico é profundo, pois atinge todas as camadas da pele.
2) O peeling de fenol promove um estímulo de produção de colágeno, aumentando a espessura e a qualidade da pele, tratando as rugas médias e profundas, além de clarear manchas.
3) O peeling clássico deve ser feito sob analgesia ou anestesia. É realizado em uma sessão.
4) O peeling de fenol clássico é indicado para pessoas que possuem a pele mais clara. Peles com o fenotipo mais escuro podem ficar com manchas.
5) Além do peeling de fenol clássico, há os atenuados, que possuem uma concentração menor de fenol e penetração inferior na pele. Eles também garantem bom resultado.
6) De acordo com a dermatologista Alessandra de Melo, no peeling de fenol atenuado, a quantidade de sessões pode ser de duas a três.
7) O peeling atenuado pode ser aplicado em peles mais escuras, segundo a dermatologista Aline Neves.
8) Nas sessões de peeling de fenol atenuado, o paciente é medicado com anestésico tópico e analgesia oral, segundo a médica.
Fonte: Profissionais consultados.
LEIA TAMBÉM:
Comentários