Nova variante de gripe chega ao País e preocupa especialistas
Vírus é altamente transmissível devido a uma mutação e pode colocar várias pessoas doentes ao mesmo tempo
A gripe K, nova variante do vírus influenza A (H3N2), foi identificada no Brasil pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o único caso da doença foi detectado no estado do Pará, e foi de uma infecção ocorrida por caso “importado”, ou seja, de um paciente que contraiu a doença fora do Brasil.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que, devido ao aumento de casos de gripe K, alguns países europeus registraram um início mais precoce da temporada da doença.
A nova variante do vírus da gripe é altamente transmissível devido a uma mutação, aponta a médica infectologista Rubia Miossi.
“Ele é capaz de contaminar as pessoas de uma maneira mais fácil, por isso a OMS deu o alerta. Essa alta infectividade gerada pela mutação pode colocar várias pessoas doentes ao mesmo tempo, e pode sobrecarregar o sistema de saúde devido ao número de pessoas doentes”, alertou.
Os sintomas da gripe K são os mesmos da gripe comum: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Segundo os atuais registros, ainda não há indicação de que o novo vírus evolua para casos mais graves, explicou a médica infectologista Polyana Gitirana, do Hospital Vitória Apart.
“Não há nenhuma definição que indique que o vírus é mais grave. Caso o paciente infectado com gripe comum apresente sintomas persistentes, como tosse excessiva, falta de ar e febre que não melhora, deve procurar o hospital”, disse.
No Espírito Santo, as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão monitorando novos casos e alertam para a necessidade de vacinação como prevenção, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.
“Continuaremos monitorando casos de influenza A, porque a transmissão da nova variante é alta. A vacina contra o vírus da gripe é importante forma de prevenção, e quem não se vacinou, deve procurar uma das 700 salas de vacinação distribuídas nas unidades de saúde dos 78 municípios do Estado”, afirmou.
O subsecretário lembra que, em caso de sintomas persistentes, é necessário procurar um médico.
Entenda
Mutação do vírus influenza A
Origem da variante
A Gripe K é causada pelo vírus influenza. O tipo A é o mais associado a surtos e casos graves.
Mutação genética
A variante da gripe K é uma mutação genética do vírus influenza A (H3N2), não é um vírus novo, mas está gerando grande número de casos em países europeus.
Transmissão alta
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, por causa da gripe K, alguns países da Europa registraram início mais precoce da temporada de gripe e níveis de atividade acima do padrão histórico para esta época do ano.
No Brasil
A Gripe K foi identificada em amostras do Pará, segundo o Ministério da Saúde, divulgada no Informe de Vigilância das Síndromes Gripais (Semana Epidemiológica 49), da pasta.
Sintomas
Os mesmos da gripe comum: febre, dor no corpo, tosse, cansaço, dor de cabeça, coriza e secreção nasal.
É necessário ter atenção à falta de ar, tosse persistente e febre que não melhora.
Prevenção
A vacinação segue sendo a principal forma de evitar casos graves e mortes.
Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Estado fazem vacinação gratuita contra o influenza A, vírus da gripe.
Álcool em gel também é uma forma de se prevenir, uma vez que o vírus da gripe não tem resistência ao álcool.
Lavar as mãos com água e sabão é indicado caso você esteja infectado e espirre na mão.
usar máscara caso você esteja com sintomas de gripe, como tosse, coriza e secreção nasal, é importante para não disseminar o vírus.
Manter filtros de ar-condicionado limpos também ajuda a conter a disseminação do vírus em ambientes fechados, e também a manter a qualidade do ar dos espaços.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários