Gripe aviária: ES declara estado de emergência zoossanitária
De acordo com o governador Renato Casagrande, a medida foi tomada após reunião com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro
Escute essa reportagem
Com a confirmação de casos de gripe aviária em cidades do Espírito Santo, o governo do Estado decretou estado de emergência zoossanitária por 180 dias. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande no Twitter, na tarde desta quinta-feira (20).
De acordo com Casagrande, a medida foi tomada após reunião com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e que ainda teve participação dos governadores e com secretários estaduais. O encontro discutiu ações conjuntas diante do avanço do vírus da influenza aviária pelo País.
Leia mais notícias de Saúde aqui
Gripe Aviária! Junto com os demais governadores e secretários, nos reunimos com o Ministro da Agricultura, @Carloshbfavaro, para debater ações conjuntas diante do avanço do vírus. Por isso, decidimos decretar estado de emergência zoossanitária no ES por 180 dias. pic.twitter.com/29WhLWoNcc
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) July 20, 2023
O governo federal já havia decretado estado de emergência zoossanitária por 180 dias em maio deste ano, após a confirmação dos primeiros casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no Brasil.
De acordo com os dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, no Espírito Santo foram confirmados 29 focos de infecção pelo vírus da IAAP.
No Brasil, foram confirmados 64 casos de gripe aviária, até o momento.
Leia mais
Brasil tem segundo caso de gripe aviária em animal doméstico
Cidade do ES registra primeiro caso de gripe aviária em animal doméstico do país
Pinguim encalha em Anchieta e autoridades acendem alerta para Gripe Aviária
Comentários