X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Farmácias vão oferecer exames de PSA gratuitos

Objetivo é que mais homens tenham acesso ao diagnóstico da hiperplasia da próstata, que pode causar danos à bexiga e aos rins


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Farmácias vão oferecer exames de PSA gratuitos
Paciente durante atendimento médico: PSA pode indicar risco de câncer de próstata e complicações pela HPB |  Foto: Canva

Mais de 50% dos homens acima dos 50 anos são afetados pelo crescimento benigno da próstata, a hiperplasia prostática benigna (HPB), que causa problemas como dificuldade de urinar, além de ser fator de risco para a disfunção erétil.

Com o diagnóstico precoce, segundo médicos, é possível prevenir danos à bexiga e rins. Para que mais homens consigam ter acesso ao diagnóstico da doença, farmácias vão oferecer, gratuitamente, exames de PSA (teste com amostra de sangue).

A previsão é que os exames sejam ofertados a partir de outubro. A ação faz parte da campanha FelizIdade, idealizada pela Apsen, indústria farmacêutica, com apoio das Sociedades Brasileiras de Urologia do Rio de Janeiro (SBU-RJ) e de São Paulo (SBU-SP) e da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

As farmácias que devem participar da ação, no Espírito Santo, são as redes associadas à Abrafarma, como Pague Menos, Drogasil e Santa Lúcia.

Segundo a Apsen, a campanha, que traz o cantor Seu Jorge como apoiador da causa, é para incentivar os homens a investigarem possíveis sintomas da HPB.

Levantamento feito pela farmacêutica, com apoio da SBU-RJ e SBU-SP, revela que 60% dos homens com mais de 50 anos acreditam, erroneamente, que a HPB pode evoluir para um câncer.

A pesquisa foi apresentada durante evento realizado na última terça-feira, em São Paulo, onde a reportagem esteve presente, à convite da Apsen.

“Os pacientes vão com sintomas e já acham que é câncer. Por isso é importante o esclarecimento da doença. A hiperplasia prostática benigna é uma doença do envelhecimento. Vemos, muitas vezes, pacientes com sonda, insuficiência renal, além da dor e sangramento que a doença pode causar”, destacou o urologista Wagner Matheus, diretor-presidente da SBU-SP.

Na maioria dos casos, o tratamento envolve medicação, e outros podem precisar de cirurgia, segundo o urologista Mauro Muniz, diretor-presidente da SBU-RJ.

O receio de tratar a próstata é um dos obstáculos que impedem os homens de procurarem o urologista. “O exame de PSA tem uma dupla função, tanto de verificar risco de câncer de próstata quanto de complicações pela HPB. O PSA elevado nem sempre representa câncer, mas pode ser um prognóstico pior da HPB”, explicou o médico.

Saiba mais

Problema afeta rins e bexiga

- HPB

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o aumento benigno da próstata. A causa exata é desconhecida, mas pode envolver alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, histórico familiar e alterações genéticas.

Os sintomas incluem aumento da frequência de urinar durante o dia, diminuição da força e calibre do jato urinário, dificuldade para iniciar a micção e sensação de urgência para urinar.

A doença pode causar danos à bexiga e aos rins, além de ser fator de risco para disfunção erétil.

- Exames

Avaliação de sintomas

Foi criado um portal dedicado à saúde masculina, o portal FelizIdade https://felizidadeapsen.com.br.

Por meio dele, o paciente poderá avaliar o nível dos sintomas urinários, pelo formulário VPSS (Escore Visual de Sintomas Prostáticos).

Se houver alguma alteração, o paciente será encorajado a buscar a orientação de um especialista, por meio de uma lista de urologistas qualificados para atendê-los.

- Realização do teste

Na segunda fase, prevista para ter início em outubro, pacientes com resultados alterados em avaliações preliminares serão convidados para realizar o teste de PSA, gratuitamente, em uma das farmácias parceiras.

Serão mais de 3 mil farmácias espalhadas pelo Brasil, associadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

- Mutirão

A ação também prevê, para 2025, parcerias com entidades regionais, para a realização de mutirões de saúde, com um enfoque nos pacientes carentes.

Fonte: Apsen.


Fique por dentro

Pesquisa

Realizado entre os dias 22 e 28 de julho deste ano, o levantamento ouviu 500 homens em todo País, por meio do painel on-line Ipsos.

Apenas 17% dos homens relatam terem sido diagnosticados com Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), um número muito inferior aos 50% estimados pela literatura médica para essa faixa etária.

Aos 90 anos, essa condição afeta cerca de 80% dos pacientes.

Saúde

55% dos homens avaliaram a saúde como boa;

41% disseram que vão ao médico anualmente para check-up geral;

Exame de toque

80% conhecem o exame toque retal;

44% apenas realizaram o exame de toque retal;

HPB

74% já ouviram falar de HPB;

60% acreditam, de forma errada, que o aumento benigno da próstata pode evoluir para câncer;

42% temem que o aumento da próstata possa ser fatal.

Fonte: Apsen.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: