Falta de ferro no sangue afeta 50% das mulheres
Entre os sintomas mais comuns estão anemia, falta de ar, cansaço, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e tontura
Escute essa reportagem
Anemia, falta de ar, cansaço, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e tontura são sinais da falta de ferro no organismo. Estudos estimam que, no Brasil, entre 40% e 50% das mulheres jovens sofram com alguma deficiência de ferro, muitas vezes não identificada.
De acordo com médicos, o principal fator que leva à deficiência de ferro na mulher é o ciclo menstrual intenso, com muita perda de sangue.
Leia mais notícias de Saúde aqui
A ginecologista e obstetra do Departamento Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein Ana Paula Beck explica que, muitas vezes, a mulher não consegue recuperar esse ferro perdido no intervalo entre uma menstruação e outra.
“Além disso, há casos de deficiência de ferro desencadeadas por alimentação inadequada com dietas muito restritivas (pouca carne e pouco alimento rico em ferro), tanto por imposição da beleza quanto por situações em que as pessoas não têm acesso à comida mesmo”, avalia.
O hematologista Douglas Covre Stocco destaca ainda que a mulher pode até ter um fluxo normal, mas ela pode ter uma deficiência na absorção do nutriente.
“Isso ocorre por causa de gastrite, cirurgia bariátrica, infecção intestinal e doenças intestinais, como a celíaca”.
O médico explica que para diagnosticar a deficiência de ferro é necessário fazer o exame de ferro sérico, ferritina e índice de saturação da transferrina.
“Esses são os principais exames para saber se tem deficiência de ferro ou não”, pontua.
Douglas ressalta que nem toda anemia é causada por deficiência de ferro, sendo o exame de hemograma o indicado para identificar a anemia.
“A pessoa pode ter sintomas de fraqueza, indisposição e sonolência, unhas quebradiças e queda de cabelo, mesmo sem ter anemia. Mas se a deficiência de ferro progredir, aí a pessoa pode desenvolver anemia”.
O hematologista Rafael Rocha de Lima, da Rede Meridional, ressalta que, se a mulher tiver deficiência de ferro na gravidez, aumenta-se o risco de a criança também ter deficiência de ferro.
“O mais preocupante é que bebês com deficiência de ferro podem ter atraso no desenvolvimento e até alteração no desenvolvimento intelectual”, alerta.
Homens e idosos também podem ser afetados pela falta de ferro no organismo, ressalta o médico. “Em homens, a deficiência pode ser causada por um problema de absorção ou sangramento gastrointestinal, e nos idosos temos de procurar sangramentos, por meio de endoscopia ou colonoscopia, porque pode ser câncer”.
Entenda
Para que serve o ferro?
O ferro é usado para fabricar hemoglobina, que é uma proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.
Ele também é fundamental para outras funções, como a síntese de DNA e o metabolismo energético.
Sintomas da deficiência
Os sintomas da deficiência de ferro incluem falta de ar, cansaço, confusão mental, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, tontura e anemia. Na gestação, pode causar baixo peso do bebê ao nascer, parto prematuro e até ocasionar problemas no desenvolvimento cerebral.
Tratamento
envolve a reposição de ferro com suplementação oral ou endovenosa, dependendo da gravidade do caso, além de manter uma dieta adequada principalmente baseada em carne vermelha, peixe e frango.
Fonte: Agência Einstein.
Comentários