X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Falta de ferro no sangue afeta 50% das mulheres

Entre os sintomas mais comuns estão anemia, falta de ar, cansaço, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e tontura


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Falta de ferro no sangue afeta 50% das mulheres
Exame de sangue: falta de ferro no sangue afeta 50% das mulheres |  Foto: Canva

Anemia, falta de ar, cansaço, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e tontura são sinais da falta de ferro no organismo. Estudos estimam que, no Brasil, entre 40% e 50% das mulheres jovens sofram com alguma deficiência de ferro, muitas vezes não identificada.

De acordo com médicos, o principal fator que leva à deficiência de ferro na mulher é o ciclo menstrual intenso, com muita perda de sangue.

Leia mais notícias de Saúde aqui

A ginecologista e obstetra do Departamento Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein Ana Paula Beck explica que, muitas vezes, a mulher não consegue recuperar esse ferro perdido no intervalo entre uma menstruação e outra.

“Além disso, há casos de deficiência de ferro desencadeadas por alimentação inadequada com dietas muito restritivas (pouca carne e pouco alimento rico em ferro), tanto por imposição da beleza quanto por situações em que as pessoas não têm acesso à comida mesmo”, avalia.

O hematologista Douglas Covre Stocco destaca ainda que a mulher pode até ter um fluxo normal, mas ela pode ter uma deficiência na absorção do nutriente.

“Isso ocorre por causa de gastrite, cirurgia bariátrica, infecção intestinal e doenças intestinais, como a celíaca”.

Imagem ilustrativa da imagem Falta de ferro no sangue afeta 50% das mulheres
Douglas Covre: “Nem toda anemia é causada por deficiência de ferro” |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

O médico explica que para diagnosticar a deficiência de ferro é necessário fazer o exame de ferro sérico, ferritina e índice de saturação da transferrina.

“Esses são os principais exames para saber se tem deficiência de ferro ou não”, pontua.

Douglas ressalta que nem toda anemia é causada por deficiência de ferro, sendo o exame de hemograma o indicado para identificar a anemia.

“A pessoa pode ter sintomas de fraqueza, indisposição e sonolência, unhas quebradiças e queda de cabelo, mesmo sem ter anemia. Mas se a deficiência de ferro progredir, aí a pessoa pode desenvolver anemia”.

O hematologista Rafael Rocha de Lima, da Rede Meridional, ressalta que, se a mulher tiver deficiência de ferro na gravidez, aumenta-se o risco de a criança também ter deficiência de ferro.

“O mais preocupante é que bebês com deficiência de ferro podem ter atraso no desenvolvimento e até alteração no desenvolvimento intelectual”, alerta.

Homens e idosos também podem ser afetados pela falta de ferro no organismo, ressalta o médico. “Em homens, a deficiência pode ser causada por um problema de absorção ou sangramento gastrointestinal, e nos idosos temos de procurar sangramentos, por meio de endoscopia ou colonoscopia, porque pode ser câncer”.

Imagem ilustrativa da imagem Falta de ferro no sangue afeta 50% das mulheres
Opinião |  Foto: Reprodução jornal A Tribuna

Entenda 

Para que serve o ferro?

O ferro é usado para fabricar hemoglobina, que é uma proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.

Ele também é fundamental para outras funções, como a síntese de DNA e o metabolismo energético.

Sintomas da deficiência

Os sintomas da deficiência de ferro incluem falta de ar, cansaço, confusão mental, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, tontura e anemia. Na gestação, pode causar baixo peso do bebê ao nascer, parto prematuro e até ocasionar problemas no desenvolvimento cerebral.

Tratamento

envolve a reposição de ferro com suplementação oral ou endovenosa, dependendo da gravidade do caso, além de manter uma dieta adequada principalmente baseada em carne vermelha, peixe e frango.

Fonte: Agência Einstein.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: