Espírito Santo já tem 18 mil casos de dengue neste ano
No ano anterior, a Secretaria de Saúde notificou 21 mil casos, em 12 meses
Escute essa reportagem
Na manhã desta terça-feira (14), o subsecretário de Vigilância e Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa capixaba para falar sobre a situação da dengue e covid em todo o Espírito Santo.
Quatro casos de rubéola em crianças são descartados do Brasil
Motorista do Samu morre após contrair dengue, malária e covid-19 no Acre
Segundo Reblin, os casos confirmados de dengue no Estado já ultrapassam 18 mil, apenas nas primeiras semanas deste ano. "Já temos 18.900 casos de dengue no Espírito Santo, um aumento bastante significativo em comparação com as notificações do ano anterior. A sétima semana epidemiológica de 2023 está próxima de atingir o mesmo resultado anual do ano passado, de 21 mil", disse.
Em relação aos óbitos, duas pessoas morreram entre janeiro e primeira quinzena de fevereiro deste ano, vítimas da doença. "Em 2022, tivemos 3 óbitos confirmados por dengue e em 2021, 2 casos. Agora, temos duas mortes dentro dessas primeiras semanas do ano".
O laboratório de referência estadual para análises das áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental (LACEN) faz o monitoramento da doença e observou que o vírus que circula no Espírito Santo é o tipo 1. “Nós fazemos o monitoramento da doença no Estado, por meio do Lacen, que também analisa a questão da covid, a nível estadual. O tipo do vírus da dengue que está circulando, segundo o laboratório, é o tipo 1. Ele está causando uma gravidade maior do que observamos antes. A dengue é uma doença que não podemos minimizar", destaca.
Reblin citou alguns cuidados importantes para o combate à doença. "É importante eliminar possíveis focos do mosquito em casa e no ambiente de trabalho, é algo que não leva 15 minutos. Observar objetos que acumulam água como garrafas, calhas obstruídas e outros recipientes que podem depositar água e ser um ambiente propício para a reprodução do mosquito que causa a dengue. Tendo esse cuidado, nós diminuímos os casos e evitamos a contaminação pela doença".
Situação da covid no Estado
O subsecretário apresentou os dados atualizados sobre a situação da covid em todo o Espírito Santo. Desde o início da pandemia, o Estado já confirmou mais de um milhão de casos da doença. A média de positividade, hoje, é de 71 casos diários.
Segundo Reblin, o número reflete uma estabilidade na queda de contaminação e coloca o Espírito Santo na posição de menor letalidade, em comparação aos demais estados. “Mantemos letalidade reduzida comparado com os demais estados, nossa taxa diária é de 0,21 óbitos a cada 14 dias”.
Testagem continua
“Temos um programa vigoroso de testagem no Estado. Nós já testamos mais de quatro 4 milhões de vezes, ou seja, o número de testes é maior que o número de habitantes. Isso demonstra o vigor de nossa testagem, tanto o PCR quanto o teste de antígeno, que fazemos 4500 testes por semana”.
No Carnaval, a testagem não irá parar. Segundo Reblin, a testagem funcionará no Aeroporto de Vitória, durante as 24 horas, sem necessidade de agendamento.
Na segunda-feira (20), a Rodoviária estará disponível para atendimento. Na terça (21), o Terminal de Laranjeiras e na quarta (22), todos os pontos de testagem funcionam, em horário normal.
Mais uma vez, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo alerta para a importância da vacinação, disponível para todas as faixas etárias.
Comentários