ES vai ter 135 vagas em postos de saúde
Inscrições começam sexta-feira para 35 municípios capixabas. Prioridade é para profissionais brasileiros formados no País
Escute essa reportagem
A partir de sexta-feira, as inscrições para o Programa Mais Médicos estarão abertas, com prioridade para profissionais brasileiros formados no País.
No Espírito Santo, foram disponibilizadas 135 vagas para 35 cidades, de acordo com o edital do programa. No mês passado, a previsão era de 142 vagas abertas para o Estado, mas o número sofreu alterações em razão da demanda dos municípios.
O objetivo da iniciativa é levar atendimento de atenção primária às unidades de saúde, em especial às regiões de vulnerabilidade social e de difícil acesso.
Em todo o País, são 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios. Entre os critérios para a alocação dos médicos estão a titulação, a formação e a experiência prévia no projeto. Já as vagas remanescentes poderão ser ocupadas por profissionais formados no exterior ou por estrangeiros.
No Estado, o município da Serra é o que receberá a maior quantidade de profissionais, com 32 médicos vindos do programa. Já em Vila Velha, a prefeitura confirmou a seleção de 16 profissionais.
Os municípios de Viana e Cachoeiro de Itapemirim, ambos com 10 oportunidades, aparecem no topo do quadro de vagas do Estado.
Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado (Simes) e presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Otto Baptista, mais do que o preenchimento de vagas nas unidades de saúde, é preciso qualificar a estrutura do atendimento à população.
“O Brasil é um país de proporções continentais. É preciso que as unidades de saúde tenham estrutura mínima para que o programa seja eficiente”, opinou.
O presidente em exercício do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), Aron Stephen Toczek Souza, lembra que há médicos suficientes no Estado, mas o desafio é promover a desconcentração da assistência dos centros urbanos em direção ao interior. Para ele, é preciso estabilidade profissional.
“Falta uma política de saúde para fixar o médico de maneira efetiva. O programa tem previsão de durar quatro anos, mas não sabemos como será depois. Isso cria instabilidade para o profissional”.
Leia mais
ANS atualiza rol e incorpora dois novos tratamentos oncológicos
Agricultura confirma estado de emergência zoossanitária por gripe aviária
saiba mais
Inscrições
Começam nesta sexta-feira e vão até o dia 31, pelo site maismedicos.saude.gov.br.
Depois de validada a inscrição, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.
O prazo para essa indicação vai de 1º a 5 de junho.
Vagas
Brasil: 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios.
Espírito santo: 135 vagas distribuídas em 35 municípios.
Critérios
Médicos brasileiros registrados no Brasil terão prioridade na seleção.
As vagas remanescentes poderão ser preenchidas por formados no exterior ou por estrangeiros.
A titulação, a formação e a experiência prévia no projeto serão levadas em consideração.
Desempate: Candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.
Mudanças
Tempo de atuação: Foi ampliado de três para quatro anos, podendo ser prorrogáveis por igual período.
Incentivo: Após 36 meses de permanência, os médicos alocados em regiões de vulnerabilidade poderão receber incentivo de R$ 60 mil, o que equivale a 10% do total recebido no período. Após 48 meses, o incentivo é de R$ 120 mil.
Fonte: Ministério da Saúde.
Leia mais
Gravidez aumenta ou reduz desejo sexual?
ES investiga 3 casos suspeitos de gripe aviária em humanos e monitora 23 pessoas
Comentários