X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Dois casos de gripe aviária são confirmados no ES

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a confirmação dos casos no Espírito Santo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dois casos de gripe aviária são confirmados no ES
Ministério da Agricultura confirmou casos de gripe aviária no Estado |  Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que dois casos de gripe aviária (H5N1) foram confirmados no Espírito Santo. O vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi detectado em duas aves silvestres que foram resgatadas no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e na cidade de Marataízes, no Sul do Estado.

A investigação começou a ser feita pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), na quarta-feira (10), depois de notificação do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica. As aves são da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida popularmente como Trinta-réis-de-bando.

Leia mais notícias de Saúde aqui

Amostras biológicas das aves foram colhidas e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), que confirmou se tratar da IAAP de subtipo H5N1. Esses são os primeiros casos de IAAP registrados no Brasil. 

De acordo com o Mapa, a notificação da infecção pelo vírus IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e os demais países da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. 

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente, o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

O vírus da gripe aviária não é transmitido aos humanos por meio do consumo de carne ou ovos, mas pelo contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas), por isso o Mapa orienta a não recolher os animais e entrar em contato com o serviço veterinário. 

O ministério reforça que as medidas de prevenção devem ser intensificadas e, a depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias podem ser adotadas. 

Leia mais

OMS desaconselha uso de adoçantes para perda de peso

Dengue tem 735 casos por dia no ES e doença tipo 3 preocupa

Vacinação contra bronquiolite nas mães protege bebês, aponta novo estudo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: