Doenças respiratórias lotam prontos-socorros da Grande Vitória
Pacientes relatam demora de mais de cinco horas para conseguirem atendimento na Grande Vitória
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Doenças respiratórias têm lotado os prontos atendimentos públicos e particulares e os hospitais da Grande Vitória. Com isso, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e de planos de saúde enfrentam horas de espera por atendimento.
A costureira Luciane Pereira Maciel, de 47 anos, moradora de São Diogo, na Serra, enfrentou ontem mais de 5 horas, do momento que chegou até ter seu atendimento finalizado, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina. “Eu tinha dor nas costas, calafrios e não conseguia me alimentar”.
Ela contou que fizeram raio-X de tórax, prescreveram antibiótico, pois teria sido diagnosticada com pneumonia. A lotação também foi registrada por uma usuária na terça-feira, que foi ao local com sintomas de gastroenterite.
Também na terça-feira, uma empresária de 41 anos, que não quis se identificar, relatou que chegou com o filho de 12 anos no Hospital Unimed Vitória e havia 23 pessoas para serem atendidas.
“Saí 4h30 depois de chegar, sem atendimento. Ainda havia oito pessoas para serem atendidas. É óbvio que eles não estão com um quadro de médicos suficientes. E diante desses problemas respiratórios, a coisa ficou pior ainda. Meu filho está com sintomas que podem ser dengue ou doença respiratória”.
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Já a arquiteta Natália Oliveira, 24, alega que teve problemas para internar o filho no Hospital Vila Velha e que a Unimed não queria liberar a internação (hoje completa 11 dias internado), pois teria afirmado que o caso da criança de 11 meses não era urgente. Ele foi diagnosticado com pneumonia, bronquiolite e faringite, segundo a mãe.
A Unimed Vitória informou que, assim como ocorre em outras unidades de saúde, houve um aumento do fluxo de pacientes no pronto-socorro pediátrico devido ao aumento dos casos de síndrome respiratória e dengue.
A Unimed informou que, por isso, o tempo de espera pode ficar maior nesse período. “A cooperativa preza pelo melhor atendimento a seus beneficiários e, diante da situação, está tomando todas as providências para garantir que essas demandas sejam atendidas”.
A Secretaria de Saúde da Serra informa que está apurando cada um dos casos de maneira criteriosa. A secretaria informa, também, que possui uma ouvidoria própria que atende pelo telefone 3252-7302.
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