Consumo de açúcar exige cuidado extra com a saúde bucal
Quem exagerou no consumo de doces nas festas de fim de ano deve reforçar a escovação e utilizar pasta com flúor
O período de festas de fim de ano é, para muita gente, marcado por um maior consumo de doces e carboidratos. Diante disso, especialistas em saúde bucal reforçam a necessidade de manter – e até aumentar – os cuidados diários.
Relaxar com o cuidado bucal pode custar caro. De acordo com a dentista Bianca Zambiasi, integrante do Conselho Federal de Odontologia, o consumo elevado de açúcar pode acelerar o desenvolvimento de cáries e lesões. Em um curto período, benefícios de um ano todo de escovação correta podem ser perdidos.
Presente em alimentos como pães e massas, o carboidrato se transforma em glicose no organismo. De acordo com Bianca, o açúcar aumenta a suscetibilidade à desmineralização do esmalte dentário, que é a camada externa do dente e funciona como uma barreira de proteção contra cáries, ácidos, bactérias e temperaturas extremas.
A orientação primordial é escovar os dentes três vezes ao dia, após as principais refeições.
Para aqueles que aumentam o consumo de doces ou fazem lanches e dão “beliscadas” ao longo do dia, a higiene deve ser feita sempre que comer, especialmente após refeições com carboidratos e açúcar. Para que os resíduos não fiquem depositados nos dentes, Bianca recomenda, ao menos, beber água após a refeição.
Um ponto crucial destacado pela dentista é a importância do creme dental com flúor. “É o flúor que realiza o mecanismo de proteção do dente nos momentos em que não estamos escovando”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários