X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Como fazer da sua cozinha uma farmácia natural

Especialistas dizem que uma dieta rica em nutrientes contribui para a prevenção e o tratamento de diversas doenças, como câncer


Ouvir

Escute essa reportagem

A cozinha pode ser uma verdadeira aliada da sua saúde. Embora não existam milagres, certos alimentos possuem propriedades que ajudam a prevenir doenças e aliviar desconfortos. A reportagem de A Tribuna ouviu especialistas para entender como transformar esse ambiente em uma farmácia natural.

A nutricionista Karla Talhate explica que uma dieta rica em nutrientes contribui tanto para a prevenção quanto para o tratamento de diversas doenças.

“Pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até enfermidades neurodegenerativas. A cúrcuma (açafrão-da-terra), por exemplo, contém compostos bioativos que vêm sendo estudados por seu potencial efeito protetor contra o câncer”, afirma.

No entanto, Talhate alerta que há limite para os benefícios da alimentação. “Sozinha, a alimentação não cura doenças, mas pode potencializar tratamentos médicos, acelerar a recuperação e reduzir o risco de diversas condições crônicas”.

A nutricionista Loíde Neves acrescenta que muitas pessoas não aprendem a organizar sua alimentação desde cedo, o que facilita o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados.

“Hoje, com a praticidade dos alimentos industrializados e aplicativos de delivery, muita gente opta por refeições prontas, o que impacta negativamente a saúde. Quando resgatamos uma alimentação mais natural, como a dos nossos avós, já percebemos grandes benefícios”, diz.

Ela destaca que, com apenas um mês de alimentação saudável, é possível notar melhorias, especialmente para quem já apresenta deficiências nutricionais. No entanto, a chave para a prevenção de doenças está na continuidade.

“O consumo regular de sementes, por exemplo, pode ajudar a aliviar cólicas e contribuir para o equilíbrio hormonal. Mas é a manutenção desses hábitos que, de fato, previne doenças”, ressalta.

A nutricionista Ana Luiza Mazzini também reforça que uma alimentação saudável está relacionada a diversos benefícios para o organismo. “Como a melhora na imunidade, no humor e na qualidade do sono, o aumento da disposição, aquisição ou manutenção da massa muscular, a regulação do nosso intestino e a manutenção do peso”, explica.

Confira os alimentos e seus benefícios

Combater a insônia

Os alimentos que ajudam a combater a insônia são aqueles ricos em triptofano, como banana e kiwi. Esse aminoácido é fundamental para a produção de serotonina e melatonina, hormônios que ajudam a regular o sono. O kiwi é rico em serotonina e fitomelatonina – auxiliares para dormir melhor.

Hidratar a pele

Hidratação, antioxidantes e gorduras saudáveis são essenciais, segundo nutricionistas. A vitamina C, presente em alimentos como laranja, acerola e kiwi, possui ação antioxidante. Já as gorduras boas, encontradas no abacate, azeite de oliva e oleaginosas, contribuem para hidratação da pele.

Cabelos saudáveis

Para cabelos saudáveis, é essencial consumir proteínas, ferro, zinco, biotina e ômega-3. A biotina, por exemplo, está presente na gema do ovo e em nozes, auxiliando no crescimento capilar. Já o zinco, fundamental para a renovação dos fios, pode ser encontrado em castanhas, ostras e gergelim.

Soltar intestino

As fibras formam um gel no sistema digestivo, reduzindo a absorção excessiva de gorduras e carboidratos e evitando picos de insulina. Além disso, estimulam a produção de gorduras boas, contribuindo para a saúde geral. Boas fontes de fibras incluem aveia, chia, linhaça, feijão e vegetais.

Contra resfriados

Alguns alimentos podem ajudar a aliviar sintomas e fortalecer o sistema imunológico. Alho e cebola são antivirais e anti-inflamatórios. Gengibre ajuda a descongestionar as vias respiratórias e combate infecções. Própolis e mel são antibacterianos naturais, aliviando tosse e dor de garganta.

Combate a inflamações

Alimentos anti-inflamatórios podem auxiliar a aliviar dores. Peixes gordurosos como salmão, atum, truta e cavala são ricos em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a combater a inflamação. Outras opções são frutas vermelhas, como romã e cereja. Sementes de chia também são indicadas.

Aliviar cólicas

Alguns alimentos podem auxiliar na regulação do ciclo menstrual e aliviar cólicas. Sementes de girassol e linhaça são ricas em ácidos graxos essenciais, que contribuem para o equilíbrio hormonal. Já alimentos ricos em magnésio, como banana, aveia e vegetais verdes-escuros, reduzem as dores.

Aliado contra enjoos

Vai viajar? Está grávida? O gengibre pode ser um grande aliado nesse momento já que ele tem propriedades que ajudam a diminuir o enjoo e a náusea. Ele atua relaxando a musculatura gastrointestinal. Isso ocorre porque é uma raiz rica em propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: