Gisele Bündchen perde até mil calorias com exercício intenso; saiba qual
Para quem quer emagrecer, o recomendado pelos professores é treinar de duas a três vezes por semana
Escute essa reportagem

Esporte que pode fazer o praticante perder até mil calorias por treino, o kickboxing já conquistou famosos como a supermodelo brasileira Gisele Bündchen. Que tal se aventurar nele?
De acordo com Laecio Nunes, octacampeão de kickboxing e Grã Mestre 8° Dan, o esporte traz diversos benefícios para o praticante, como autocontrole, equilíbrio, autodefesa e determinação. “É um esporte muito divertido, fácil de aprender e muito versátil”, disse.
A saúde não fica de lado. O cardiologista Rafael Altoé explicou que, durante o treino, o corpo é intensamente estimulado. Os chutes, socos e deslocamentos rápidos elevam a frequência cardíaca, melhoram o condicionamento cardiorrespiratório e fortalecem os principais grupos musculares – costas, abdômen, pernas, braços e peito.
“Esse tipo de esforço dinâmico promove um alto gasto calórico, o que ajuda no controle do peso, redução da gordura corporal e na melhora da resistência física”.
Ele destacou que, além dos benefícios físicos, o kickboxing tem efeitos positivos na saúde mental ao estimular a liberação de endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar após o treino, reduzindo o estresse, ajudando no controle da ansiedade, depressão, na melhora do humor, da autoestima e da qualidade do sono.
Gabriel Luiz da Silva, faixa-preta em kickboxing e profissional de Educação Física, afirmou que ele é recomendado para quem quer desestressar, perder peso, evoluir na arte marcial e competir. “É para todo mundo. Caso você tenha alguma restrição, o professor vai adaptar o treino para você”.
Ele comentou que geralmente a pessoa perde 500 calorias em um treino. No entanto, em um treino intenso, de 1h, 1h30, é possível perder até mil calorias. Para uma pessoa que quer emagrecer, recomenda a realização de treino de duas a três vezes por semana.
Por fim, destacou que nos últimos tempos a procura de mulheres pela arte marcial tem aumentado bastante, inclusive por conta da questão de defesa pessoal.
Fique por dentro
Ajuda a melhorar o equilíbrio
Kickboxing
O que é?
É um esporte de combate desarmado em pé, que incorpora movimentos de boxe e outras artes marciais, sendo fundamentado em chutes (kick) e socos (boxing).
As faixas para o kickboxing são: branca (iniciante), amarela, laranja, verde, azul, marrom, preta (maior conhecimento e mais experiência).
Origem
A primeira documentação do uso de socos e chutes em esportes de combate remonta à Grécia e à Índia antigas. Porém, o termo kickboxing surgiu no Japão, na década de 1960, espalhando-se para o Ocidente na década de 1970.
Recomendações
De acordo com Gabriel Luiz da Silva, faixa-preta em kickboxing e profissional de Educação Física, é um esporte para todo mundo. Caso a pessoa tenha alguma restrição, o professor vai adaptar o treino especialmente para ela.
O cardiologista Rafael Altoé disse que, como toda atividade física, deve ser iniciada com orientação profissional e precedida por uma avaliação médica cardiológica para garantir a segurança da prática esportiva, especialmente em pessoas com mais de 40 anos, sedentárias ou com histórico de doenças cardiovasculares como hipertensão, diabetes e elevação do colesterol.
Alguns Benefícios
• Promove a confiança, determinação e o autocontrole do praticante;
• É uma maneira de defesa pessoal;
• Ajuda no emagrecimento;
• Ajuda no fortalecimento muscular;
• Melhora o equilíbrio.
Comentários