X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Ação para vacinar 94 mil estudantes nas escolas do ES

Campanha é para imunizar estudantes menores de 15 anos. Autorização dos pais é obrigatória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ação para vacinar 94 mil estudantes nas escolas do ES
Ação para vacinar 94 mil estudantes nas escolas do ES |  Foto: Imagem ilustrativa/Canva

Até o próximo dia 30, crianças e adolescentes menores de 15 anos que estudam em escolas públicas municipais e estaduais de ensino infantil, fundamental e médio vão poder atualizar a caderneta de vacinação dentro das escolas.

A meta é vacinar aproximadamente 94 mil estudantes dos mais de 587 mil da rede pública. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a vacinação nas escolas contempla, prioritariamente, os imunizantes contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche), meningocócica ACWY e HPV.

A Sesa esclarece que as vacinas serão aplicadas em estudantes que ainda não foram vacinados ou que estão com a caderneta incompleta, que tenham autorização prévia dos pais.

“É muito importante que os pais autorizem que os seus filhos sejam vacinados para protegê-los de doenças e, com isso, promovam também a saúde coletiva de todos agora e no futuro, com o controle e eliminação de doenças”, enfatizou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo.

De acordo com a coordenadora, os objetivos da ação de vacinação de crianças e adolescentes são reduzir a incidência dessas doenças, melhorar a cobertura vacinal com a redução de bolsões de não vacinados e conscientizar os estudantes sobre a importância da imunização, combatendo a desinformação sobre as vacinas.

Já a vacina contra a gripe (influenza) será oferecida nas escolas para professores e aqueles estudantes que fizerem parte do grupo prioritário de vacinação.

Dengue

Com relação à vacina da dengue, indicada para adolescentes de 10 a 14 anos, a Sesa explica que ela não será ofertada nas ações dentro das escolas, mas os pais devem levar seus filhos para serem vacinados.

“A dengue pode matar. Não levar o adolescente para a aplicação das duas doses da vacina no prazo correto pode deixá-los expostos. Além disso, garantir a proteção da criança e adolescente com todas as vacinas disponíveis recomendadas pelas autoridades sanitárias é um direito deles”, explicou Danielle Grillo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: