X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde e bem-estar

Injeção para perder peso é liberada para adolescentes


Imagem ilustrativa da imagem Injeção para perder peso é liberada para adolescentes
O nutrólogo Roger Bongestab destaca que, além do remédio, é preciso ter uma mudança no estilo de vida |  Foto: Dayana Souza/AT

Sanduíches, sorvetes e biscoitos recheados são algumas das comidas preferidas pelos adolescentes. Só que o consumo desses alimentos pode contribuir para o aumento de peso e, consequentemente, a obesidade.

Pela primeira vez, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ligada ao Ministério da Saúde, liberou a liraglutida, um medicamento injetável, para ajudar no tratamento de adolescentes acima do peso.

Há critérios para o uso da injeção, como peso corporal acima de 60 quilos e índice de massa corpórea (IMC) igual ou maior que 30. A mesma indicação já se encontra aprovada para pacientes adultos.

O Brasil é o primeiro a liberar esse medicamento para adolescentes a partir dos 12 anos, segundo o médico nutrólogo e professor da pós-graduação de Nutrologia do Albert Einstein, Roger Bongestab.

O médico ressalta que a liraglutida tem sido um dos melhores tratamentos para obesidade em adultos, mas reforça que é preciso ter uma mudança no estilo de vida, associada ao remédio.

“Para os adolescentes, assim como os adultos, é necessário que seja feita uma análise da composição corpórea, que mede a quantidade de gordura e a sua distribuição pelo corpo. Por meio dessa análise, traçamos um plano alimentar e de atividades físicas”, explicou.

A endocrinologista pediátrica Nadia Kleine destacou que, nos estudos apresentados, o uso do remédio não causou prejuízo ao crescimento nem alterações no desenvolvimento da puberdade.

“Começa-se com uma dose baixa e vai aumentando até a dose máxima de 3 miligramas diariamente. A medicação é de aplicação subcutânea, em dose única diária”, disse.

“Como há uma alta frequência de efeitos adversos moderados, como náuseas, vômitos e diarreia, esse tratamento deve ser muito bem indicado, não sendo recomendado para todos”, ressaltou.

A endocrinologista Mariana Guerra explicou que a liraglutida imita um hormônio produzido no intestino, após o consumo de alimentos.

“Essa medicação atravessa a barreira do cérebro e estimula o centro da saciedade. O cérebro entende que estamos saciados. Além disso, ela retarda o esvaziamento gástrico, ou seja, a pessoa come menos e fica mais satisfeita”, explicou Mariana.


SAIBA MAIS


Aprovação

  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, pela primeira vez, a liraglutida, remédio já indicado para perda de peso em adultos, para uso em adolescentes, a partir dos 12 anos. O Brasil é o primeiro país a permitir o uso da injeção para essa faixa etária.
  • Há critérios para o uso, como peso corporal acima de 60 kg e índice de massa corpórea (IMC) igual ou maior que 30. A mesma indicação já é aprovada para pacientes adultos.
  • A Liraglutida retarda o esvaziamento gástrico e induz a perda de peso, por meio da redução do apetite e diminuição da ingestão de calorias. Associada a uma mudança no estilo de vida, ela apresentou diminuição do IMC, melhorias na glicose e no colesterol. O tratamento não causou prejuízo ao crescimento e desenvolvimento da puberdade.

Obesidade

  • Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas e 18,9% dos adultos estão acima do peso. A estimativa é que, para 70% das crianças com obesidade, o problema evolui para doença na fase adulta.

Fonte: Anvisa, Ministério da Saúde e médicos consultados.

LEIA MAIS:

Injeção para emagrecer liberada para adolescentes tem efeitos colaterais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: