X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Santa Maria de Jetibá vai abrir comércio todos os dias


Imagem ilustrativa da imagem Santa Maria de Jetibá vai abrir comércio todos os dias
|  Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá

A cidade de Santa Maria de Jetibá, na região Serrana do Estado, é mais uma que flexibilizou as regras de funcionamento dos comércios. Em decreto que começou a valer nesta terça-feira (7), o prefeito Hilário Roepke autorizou que as lojas funcionem das 9 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Além disso, o documento também libera a abertura do comércio não essencial aos sábados, podendo funcionar das 8 horas às 14 horas.

Santa Maria de Jetibá tem, até o início da tarde desta terça-feira, 227 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 8 mortes segundo os dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O município é classificado no mapa de gestão do governo estadual como risco moderado para contaminação pelo vírus. Segundo o decreto do Estado, as cidades com risco alto e moderado não podem abrir comércios no fim de semana – a exceção são os estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como supermercados, padarias e farmácias.

Além disso, na última sexta-feira (3), o governador Renato Casagrande ressaltou que todas as cidades devem permitir a abertura do comércio não essencial por um período diário de, no máximo, seis horas. Já a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) informou que as prefeituras não podem flexilizar as regras.

O decreto assinado pelo prefeito de Santa Maria de Jetibá prevê a abertura do comércio de rua por um período de 8 horas, de segunda a sexta. Apenas os estabelecimentos essenciais e academias de ginástica (exceto esportes de contato e coletivo) podem abrir por um horário maior.

Entre as justificativas no decreto para a flexibilização está que “o Poder Público deve observar a dinâmica e alterações e protocolos da pandemia, sempre observando o interesse público, bem como as peculiaridades locais”.

Pelo decreto, lanchonetes e similares poderão funcionar a partir das 6h, limitando seu funcionamento até as 18h.

"Estabelecimentos da mesma natureza que trabalhem com venda de bebidas alcoólicas terão seu funcionamento limitado entre 12h e 18h. Restaurantes podem realizar suas atividades comercias diariamente de 10h às 16h”, prevê o decreto.

De acordo com o município, o descumprimento das determinações podem acarretar em advertência verbal até suspensão do alvará de funcionamento do comércio.

Além de Santa Maria de Jetibá, a vizinha Santa Teresa também anunciou a flexibilização no comércio na última sexta (3). A diferença é que Santa Teresa está classificada como alto risco e, por isso, deveria fazer o rodízio na abertura das lojas. No entanto, o município alega que o comércio é pequeno e os trabalhadores não usam transporte coletivo.

Aracruz foi outra cidade com risco alto para contaminação pelo vírus que flexibilizou as regras para abrir o comércio de segunda a sexta-feira.

Rio Bananal editou decreto para permitir o funcionamento das lojas de rua nos dois primeiros sábados de julho até às 15 horas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: