X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Mais uma cidade decreta abertura total do comércio


Imagem ilustrativa da imagem Mais uma cidade decreta abertura total do comércio
|  Foto: Reprodução/Site Oficial de Aracruz

Além de Santa Teresa, na região Serrana, o município de Aracruz, no Norte do Estado, decidiu que o comércio não essencial poderá abrir de segunda a sexta-feira, das 12h às 18 horas.

Já restaurantes, lanchonetes, pizzarias e sorveterias poderão funcionar das 10h às 20 horas. Nos fins de semana funcionam apenas os serviços essenciais. O decreto foi publicado na noite de segunda-feira (6).

O prefeito Jones Cavaglieri justificou a mudança afirmando que “Aracruz é um município um pouco diferente dos demais do Estado. Apesar de termos mais de 100 mil habitantes, temos um diferencial. Esses habitantes estão localizados em três regiões com culturas diferentes”.

De acordo com o prefeito, parta de população não conseguia fazer as compras dentro do horário de 10h às 16 horas, estipulado anteriormente pelo governo do Estado.

“Pela nossa experiência aqui na região, acumula mais gente (no sistema de rodízio) porque a pessoa vem na rua para comprar determinado produto de um segmento e tem que voltar no outro dia para comprar o produto do outro segmento”, disse.

Cavaglieri afirmou ainda que o município está marcando uma reunião com o governador Renato Casagrande “para que a gente possa alinhar isso, para não se tornar ‘eu to descumprindo o decreto do governo do Estado'”.

Conforme o Mapa de Gestão de Risco divulgado pelo governo do Estado no sábado (4), o município está classificado como de alto risco para contágio do coronavírus. E, segundo decreto do governo, o comércio da cidade deveria funcionar em sistema de rodízio nos dias pares e ímpares do calendário.

Ainda na segunda, o governo informou que as prefeituras devem seguir o decreto que regulamenta o funcionamento dos comércios e não podem flexibilizar normas.

Na manhã desta terça (7), a assessoria do governador informou que "os municípios têm o direito de ser mais restritivos do que os decretos do Estado, porém não podem flexibilizar. O governo do Estado está acionando o Ministério Público Estadual em todos os casos de flexibilização dos decretos estaduais por parte dos municípios"

Por meio de nota, a Procuradoria-Geral do Estado afirmou que "os municípios devem respeitar as normas editadas pelo Estado. Os municípios podem adotar medidas mais restritivas, mas não flexibilizar as medidas determinadas pelo governo. Sobre a situação em Aracruz, o estado já comunicou o Ministério Público".

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Aracruz tem 1.205 casos confirmados de Covid-19. Mais de 30 pessoas morreram e 288 estão curadas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: