X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Santa Teresa decide não fazer rodízio no comércio


O comércio do município de Santa Teresa, na região Serrana, não está fazendo o rodízio determinado pelo governo do Estado e está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas.

A cidade faz parte dos municípios de alto risco para contágio do coronavírus, segundo o Mapa de Risco divulgado pelo governo no sábado (4). O rodízio, adotado nessas cidades, determina que os setores do comércio sejam divididos e abram em dias pares ou ímpares do calendário.

Por meio de nota, a prefeitura informou que o município tem apenas lojas de rua. “É um comércio muito pequeno e seus trabalhadores não dependem de transporte coletivo. Se locomovem a pé, de bicicleta e uma minoria de carro ou motocicletas”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Santa Teresa decide não fazer rodízio no comércio
Cidade de Santa Teresa |  Foto: Arquivo/AT

Ainda segundo a prefeitura, as ruas ficam cheias de pessoas esperando quando o comércio abria às 10 horas. “E em dias alternativos, vinham ao centro mais vezes”, disse.

“Portanto considerando as características de comportamento social e cultural de Santa Teresa, a abertura do comércio de segunda a sexta, no horário das 8h às 16 horas contribui para o aumento do isolamento social”, destacou a prefeitura.

O município informou ainda que não teve uma autorização formal do governo do Estado para a abertura do comércio todos os dias, mas levou em consideração “a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que disserta sobre a autonomia do poder executivo local em adotar medidas de enfrentamento à Covid-19”.

Conforme dados atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no sábado, Santa Teresa tem 192 casos confirmados da doença. Seis pessoas morreram e 165 estão curadas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: