X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Roteiro de 18 praias isoladas para curtir o Estado


Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de 18 praias isoladas para curtir o Estado
Cecília, Maria Clara, Kayan, Isabela e Maria Aparecida em praia tranquila de Coqueiral de Aracruz, no Norte do Estado |  Foto: Beto Morais/AT

Com a pandemia de Covid-19, as famílias tiveram de reformular suas formas de lazer. Após seis meses trancadas em casa, devido à quarentena e com o retorno gradual das atividades, já é possível realizar um planejamento para frequentar praias, evitando aglomerações.

Com o retorno dessas atividades e os cuidados necessários para evitar a proliferação de Covid-19, mães, pais e filhos já estão explorando praias isoladas para garantir a segurança de toda a família.

É o caso da professora de Educação Física Isabela Coutinho Bernabé, 26 anos, e sua família, que mora em Aracruz, Norte do Estado.

Isabela, o marido, Kayan Castro, de 26 anos, a mãe dela, Maria Aparecida Coutinho Bernabé, de 48, e suas irmãs, Maria Clara, 21, e Cecília Bernabé, 15, procuram explorar as praias mais isoladas de Coqueiral de Aracruz aos finais de semana.

“Sempre vamos de carro, e em família. No local, usamos álcool em gel, máscara, quando precisamos nos comunicar com alguém, procuramos manter as cadeiras e sombrinhas longe das demais pessoas, além de levarmos nossos alimentos”, relata Isabela.

Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de 18 praias isoladas para curtir o Estado
O casal Gabriel e Stefany na Praia dos Quinze: mais segurança e menos risco de contaminação |  Foto: Beto Morais/AT

Quem também tem o costume de frequentar as praias menos badaladas do município, pensando em se proteger da Covid-19, é o casal Stefany Gil Caprini, de 23 anos, e Gabriel Caprini, 25.

Casados recentemente, em uma cerimônia intimista, apenas com familiares, eles contam que, nos passeios, sempre levam máscaras, álcool em gel e procuram cumprir o distanciamento social quando vão à Praia dos Quinze, uma de suas preferidas.

“Enquanto não tiver vacina, nós vamos tomar todos os cuidados necessários, com o uso da máscara”, disse Gabriel. Ir aos balneários que ficam mais distantes garante uma segurança maior para quem deseja ter um dia de lazer e sem aglomerações, segundo Stefany.

“Como é uma praia deserta, teremos menos contato com outras pessoas e, consequentemente, será menor o risco de nos contaminarmos”, disse ela.

Para a infectologista Rubia Miossi, ir a essas praias na busca de um momento seguro de lazer é uma boa opção, mas a médica afirma que é necessário manter todos os cuidados. “Quando as pessoas vão a um ambiente como esses, acabam relaxando nas medidas de prevenção. Em um desses relaxamentos é que podem acabar contaminadas”.

O roteiro de praias vai ajudar a quem deseja um refresco diante da intensa onda de calor atingirá o país nos próximos dias e pode fazer com que os termômetros ultrapassem os 40 ºC no Espírito Santo, segundo o Instituo MetSul.

O alerta é da MetSul Meteorologia,


Amigas na Praia do Morcego


Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de 18 praias isoladas para curtir o Estado
A engenheira mecânica Bruna Sesana, a engenheira química Gabriella Zane e a psicóloga Danielle Zane |  Foto: Roberta Bourguignon

Fugindo da aglomeração das praias mais frequentadas de Guarapari, três amigas chegaram até a Praia do Morcego, em Perocão.

A engenheira mecânica Bruna Sesana, a engenheira química Gabriella Zane e a psicóloga Danielle Zane, todas de 25 anos, caminharam por 15 minutos para chegarem ao local.

“Viemos aqui porque sabíamos que seria possível encontrar a praia mais vazia, e conseguimos: a praia é só nossa. Aqui podemos aproveitar a praia sem máscara”, comentou Gabriella.


Mais de 50 opções só em Guarapari

Das 14 cidades banhadas pelo mar no Espírito Santo, o município de Guarapari reúne a maioria das praias – são 52 catalogadas na cidade turística.

Com tantas praias diversificadas, é possível encontrar algumas mais afastadas dos grandes centros, que reservam um visual diferente com águas cristalinas, permitindo que os banhistas mantenham o afastamento recomendado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Na Enseada do Sol, zona norte da cidade, as praias da Aldeia de Perocão encantam turistas e moradores. Considerada praia secreta, a Praia do Morcego atrai, principalmente, quem busca fugir da agitação.

“Nós viemos de Vila Velha para conhecer essa praia. Aqui é mesmo encantador. Águas claras, sem movimento. Foi o cantinho ideal que encontramos para fugir das aglomerações das outras praias”, disse a autônoma Juliana de Jesus, de 48 anos.

Diversidade

Para o empresário Fernando Otávio, dono de pousada na cidade, informar os visitantes e moradores sobre a diversidade das praias pode contribuir para evitar aglomeração nos balneários mais frequentados, como a Praia do Morro, as praias do Centro, e as da Enseada Azul e Enseada do Sol.

“Guarapari tem mais de 50 praias e dezenas de quilômetros de faixas de areia que permitem curtir o lazer e manter o distanciamento social. É preciso ter a colaboração do morador e do turista para garantir o controle da pandemia”, destaca o empresário.

“Explorar praias como de Santa Mônica, Setibão, Morcego, Perocão, entre outras dezenas que são verdadeiros paraísos, permite sentir o mar e a areia com tranquilidade”, completa Fernando Otávio.


“Praia particular”


Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de 18 praias isoladas para curtir o Estado
As amigas Valéria Boni, Lara Barcelos e Jéssica Brambati, |  Foto: Roberta Bourguignon

Em busca de uma praia sem aglomeração, as amigas Valéria Boni, de 28 anos, Lara Barcelos, 19, e Jéssica Brambati, 31, escolheram a Praia do Urubu, em Meaípe, para curtir o fim de semana. “Foi um dia de sol em uma praia particular”, disse Valéria.


Balneários fiscalizados para evitar aglomerações

No intuito de evitar aglomerações e, consequentemente, a disseminação do novo coronavírus, as prefeituras dos municípios onde ficam balneários desconhecidos por boa parte da população do Estado e de turistas, estão realizando fiscalizações nos locais e até aferindo temperaturas dos banhistas.

É o caso da praia de Marobá e das Neves, em Presidente Kennedy. Além disso, nessas praias, os agentes da prefeitura percorrem o local aferindo a temperatura das pessoas e fazendo recomendações necessárias de prevenção e quanto às restrições impostas em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na praia de Urussuquara, em São Mateus, Norte do Estado, segundo a prefeitura, barreiras sanitárias em pontos estratégicos, foram instaladas para realização de fiscalizações.

Já em Guarapari, a prefeitura atua realizando ações de conscientização junto à população, com o objetivo de sensibilizar quanto ao cumprimento das regras sanitárias, entre elas, o distanciamento, para reduzir as aglomerações.

Em Aracruz, vem sendo realizado um trabalho de fiscalização durante todos os finais de semana. No município, as pessoas são orientadas sobre o distanciamento social e o uso de máscaras.

A prefeitura pede mais conscientização das pessoas ao irem para as praias, para evitarem provocar aglomerações.


Sossego com os netos


Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de 18 praias isoladas para curtir o Estado
Rosana Lima de Oliveira Pereira, e os netos Miguel e Maria Luiza |  Foto: Roberta Bourguignon

A professora Rosana Lima de Oliveira Pereira, de 60 anos, gosta de levar os netos – Miguel, de 3 anos, e Maria Luiza, de 1 aninho – à Praia do Boião, em Perocão, Guarapari.

Rosana conta que, antes da pandemia, a praia já era a sua preferida e que, agora, nesse momento de distanciamento social, se tornou a única frequentada pela família.

“Aqui, a água está sempre limpinha, a praia é rasa e as crianças podem se divertir com mais tranquilidade”, destacou a professora.
“Aqui, toda a área é Praia do Boião, mas a gente chama uma parte de piscina; outra parte de prainha. A gente esquece de todos os problemas e apenas vive o dia”, completou Rosana.


Roteiro das praias


1 – Ilha do Gambá (Piúma)

  • A Ilha do Gambá é uma área de preservação natural tombada pelo município. O local foi ligado ao continente e, hoje, é possível acessá-la de carro ou a pé. Para famílias que gostam de passeio em meio ao verde e de frente ao mar, a Ilha do Gambá é uma ótima opção. A praia é de águas rasas e pequenas ondas. Quem chega de Vitória, pode identificar a ilha pelo letreiro que fica logo no início da orla de Piúma.

2 – Praia de Marobá (Presidente Kennedy)

  • É a principal praia da cidade, cheia de falésias. Na orla, há diversas castanheiras. A praia é de mar aberto, com uma lagoa natural de água doce em frente ao mar. Fica a 12 quilômetros do Centro.

3 – Praia das Neves, (Presidente Kennedy)

  • Mar calmo e areias claras, próprio para crianças. Tem quiosques de sapê que dão charme especial ao local. Sua orla possui 8 Km inexplorados de praia. Fica a 14 km do Centro.

4 – Praia de Gramuté (Aracruz)

  • Localizada no extremo sul do litoral de Aracruz, ao lado do portal, abrange enseadas virgens, cercadas de árvores de restingas que propiciam uma aconchegante sombra à beira-mar.

  • Para acessá-la, basta seguir uma trilha que desce pelas falésias coberta pela Mata Atlântica abaixo do Portal de Aracruz.

5 – Praia dos Quinze (Aracruz)

  • Cercada de vegetação de restinga preservada, a Praia dos Quinze fica a, aproximadamente, 66 quilômetros de Vitória. Localizada um pouco antes da Barra do Sahy, possui águas claras e tranquilas, além de ser pouco movimentada.

6 – Coqueiral de Aracruz (Aracruz)

  • Situada às margens da rodovia ES-010, a Praia de Coqueiral de Aracruz é tranquila, de mar calmo, pouco movimentada e com muitos coqueiros. É a primeira praia após a Vila Santa Cruz e fica a, aproximadamente, 50 quilômetros de Vitória.

7 – Urussuquara (São Mateus)

  • Conhecida como o “Caribe Capixaba”, a Praia de Urussuquara, ainda pouco explorada pelos capixabas, fica no limite entre São Mateus e Linhares. Com cerca de cinco quilômetros de extensão, tem o mar aberto, em um ambiente rico de restingas, dunas e manguezais, além da pouca circulação de pessoas. O acesso é pela BR-101, no km 87.

8 – Praia do Riacho Doce (Conceição da Barra)

  • Situada na divisa do Espírito Santo com a Bahia, Riacho Doce já foi eleita pelo guia Quatro Rodas e pelo site Viajeaqui como a segunda praia deserta mais bonita do Brasil.

9 – Praia de Parati (Anchieta)

  • Com um visual rústico e aconchegante, essa praia é ótima para os que gostam de bastante contato com a natureza e descanso.

  • Tem uma boa faixa de areia dourada e possui um mar tranquilo e azul, ótimo para o banho.

10 – Praia do Pontal (Marataízes)

  • Praia de grande litoral e mais afastada do centro da cidade, abriga uma comunidade de pescadores.

  • Com um visual mais rústico, possui areia grossa. O mar costuma ser agitado e de águas escuras. Não há infraestrutura próxima, sendo indicado que o turista que for conhecer o lugar leve alimentos e bebidas.

11 – Praia do Morcego (Guarapari)

  • Ambiente tranquilo e águas calmas são características da Praia do Morcego, que fica ao lado das Três Praias. A bela e reservada praia é coberta por altas árvores.

  • É possível chegar ao local por meio da Praia dos Adventistas. Para isso, basta caminhar pela praia e passar por uma pequena trilha, até chegar às Três Praias. A Praia do Morcego fica logo em seguida.

12 – Praia dos Padres, em Meaípe (Guarapari)

  • Fica em Meaípe, no sul de Guarapari. Da capital, Vitória, são aproximadamente 70 quilômetros de distância. É possível chegar até a praia por meio de uma trilha.

13 – Praia da Areia Vermelha (Guarapari)

  • Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de 18 praias isoladas para curtir o Estado
    Praia da Areia Vermelha |  Foto: Roberta Bourguignon

    Situada ao final da Praia do Morro, em Guarapari. O nome tem relação com a cor avermelhada da areia. É um espaço agradável, com água limpa e tranquila na maior parte do tempo. É possível chegar ao local por trilha.

14 – Praia das Conchas (Guarapari)

  • Principal praia do Condomínio Aldeia da Praia, no bairro Praia do Morro. Possui areia dourada e águas translúcidas. É um bom pedido para quem gosta de tranquilidade.

15 – Praia dos Bremen (Guarapari)

  • Localizada no Morro do Una, esse pequeno paraíso de águas calmas e azuis é cercado por pedras e Mata Atlântica.

16 – Praia do Boião, em Perocão (Guarapari)

  • Localizada a cerca de 5 quilômetros do Centro, a Praia do Boião, no bairro Perocão, é um dos refúgios da famosa Guarapari. A praia é ideal para famílias que buscam tranquilidade, águas rasas, poucas ondas e isolamento.

  • Para chegar, basta entrar na rua Marcelino Vieira (à esquerda, para os motoristas que saem de Vitória ou Vila Velha; ou à direita, para quem sai do centro de Guarapari) e seguir até a rua Antônio dos Passos Loureiro, até avistar a praia.

17 – Praia do Urubu, em Meaípe (Guarapari)

  • Cercada por pedras e com um belo visual, composto por coqueiros, amendoeiras e uma pequena extensão de areia, a Praia do Urubu, em Meaípe, é uma ótima opção para famílias que buscam curtir dias de lazer com segurança. O cenário é encantador e ainda fica perto da Igreja de Sant’Ana.

  • Para chegar ao local, o motorista deve seguir ao final da praia pela rua Belo Horizonte, em Meaípe, até a Peixaria do Helinho.

18 – Praia Recanto dos Amores (Guarapari)

  • De pequena extensão, fica situada logo depois da Praia do Boião. É cercada de pedras e vegetação. Indicada para crianças. Para chegar, o banhista deve ir até o final da praia do Boião e seguir pela trilha que leva até o local.

Fonte: Governo do Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Roteiro de 18 praias isoladas para curtir o Estado
Praia Recanto dos Amores |  Foto: Roberta Bourguignon

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: