X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Estado vai ter onda de calor e temperaturas podem passar dos 40 ºC


Imagem ilustrativa da imagem Estado vai ter onda de calor e temperaturas podem passar dos 40 ºC
Termômetro registrou 41°C em Vitória |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT/ 25/02/2019

Uma intensa onda de calor atingirá o país nos próximos dias e pode fazer com que os termômetros ultrapassem os 40 ºC no Espírito Santo.

O alerta é da MetSul Meteorologia, que informou que há possibilidade de recordes absolutos de temperatura máxima já registradas em décadas em algumas cidades do Brasil, onde as temperaturas podem atingir ou se aproximar dos 45 ºC.

“Trata-se de uma gigante bolha de ar quente, uma cúpula de calor ou “heat dome” em Inglês, em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos de subsidência (descendente) na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco. A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação e cria-se um mecanismo de feedback em que o tempo seco agrava o calor e o calor agrava o tempo seco, gerando ainda maior evapotranspiração”, diz o alerta da MetSul.

A onda de calor prevista para o Brasil é comparada ao fenômeno comum nos Estados Unidos e Austrália. “O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália”, informou a MetSul.

O Climatempo também emitiu alerta para a onda de calor até o dia 7 de outubro. “Temperaturas entre 37°C e 43°C devem ser observadas em uma ampla área do país abrangendo estados de todas as regiões. Esta onda de calor será sentida nos seguintes estados, com diferentes graus de severidade: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia”.

Previsão de máxima de 40 ºC nesta segunda-feira no Sul do Estado

A segunda-feira será de poucas nuvens e calor, sem expectativa de chuva no Espírito Santo. Quase nenhuma nuvem se forma na metade sul capixaba. Os índices de umidade relativa do ar devem ficar abaixo dos 30% por todo o oeste do Estado. O vento sopra com moderada intensidade por todo o litoral, podendo ocorrer algumas rajadas mais intensas entre o litoral sul e o metropolitano. A previsão é do Incaper.

Na Grande Vitória, céu claro, sem expectativa de chuva. Vento moderado à forte no litoral.
Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 35 °C. Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 35 °C.

Na Região Sul, céu claro, sem expectativa de chuva. Vento moderado à forte no litoral. No trecho oeste, os índices de UR ficam abaixo dos 30% no período da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 40 °C. Nas áreas altas: mínima de 21 °C e máxima de 32 °C.

Na Região Serrana, céu claro, sem expectativa de chuva. No trecho oeste, os índices de UR ficam abaixo dos 30% no período da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 34 °C. Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 32 °C.

Na Região Norte, poucas nuvens, sem expectativa de chuva. Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 36 °C.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: