X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pais enviam mensagens e deixam filhos emocionados

Em projeto de escola de Cariacica, alunos escutam áudios da família e acabam melhorando o rendimento nas aulas


Imagem ilustrativa da imagem Pais enviam mensagens e deixam filhos emocionados
Julia Magalhães e Matheus Rangel com as professoras Luciana Dias e Mayara Souza e a diretora Edna Tavares |  Foto: Leone Iglesias/AT

Se tem uma ação que emociona  alunos  é o projeto Conexão Familiar, do Centro Educacional Sonho Meu (CESM), localizado em Cariacica. Por meio da iniciativa, pais enviam áudios a seus filhos com mensagens de motivação, amor e apoio, e as lágrimas dos estudantes rolam soltas. 

O projeto visa  estabelecer uma conexão mais firme entre família, escola e aluno. Edna Tavares, especialista em Educação e diretora do CESM, detalhou sobre seu funcionamento. 

“Conforme o professor vê a necessidade, ele envia mensagens para a família afirmando que a criança precisa de estímulo em Matemática, Geografia ou outras matérias, ou em relação a tarefas de casa não cumpridas. Pedimos que eles enviem os áudios para que a gente possa dar o reforço positivo aqui na escola”.

Os alunos, então, vão para uma sala junto de um professor e, lá, ouvem as mensagens com fones. 

Segundo a profissional, a experiência é diferente do que ouvir uma mensagem pessoalmente e já mostrou resultados: ao criar a conexão escola-família-aluno, contribui com o rendimento escolar e também em questões comportamentais.  

“Temos uma aluna que estava com dificuldades em Matemática. As notas não eram boas e ela não conseguia assimilar a matéria. Quando sua mãe disse que estava se esforçando muito para que ela estivesse na escola, um gatilho disparou e a menina teve mais vontade, quis participar do reforço, melhorando o desempenho”, contou. 

Leia mais:

Estudante do ES de 17 anos tem coleção de 48 prêmios

Xadrez para melhorar raciocínio e concentração

De acordo com Edna, também existe a questão de pais que não veem muito os filhos porque as crianças estudam em tempo integral. “Essa ação serve como um canal. Há pais que saem de casa muito cedo para trabalhar e, quando chegam, os filhos estão dormindo”. 

As professoras Luciana Dias e Mayara Souza atuam na ação. “Quando a gente os traz para cá, eles ficam com dúvida sobre o que vão ouvir. Eles vêm ansiosos  para saber  o que vai ter na mensagem. Geralmente elas são de  amor, carinho e motivação. Mas também há aquelas de puxãozinho de orelha”, disse Luciana.

Os alunos Julia Magalhães e Matheus Rangel, de 10 anos, ouviram os áudios e gostaram da experiência. No momento, as turmas de 5º ano do ensino fundamental e a do pré-2, da educação infantil, contam com o projeto, mas o  objetivo futuro é expandi-lo para outros alunos da escola.

LÁGRIMAS

Muita emoção 

Ei, meu amor, minha vida, meu orgulho, razão do meu viver. Mamãe está aqui para te desejar um bom retorno às aulas, que esses próximos meses sejam de muito sucesso e dedicação, que eu sei que você tem de sobra. Você é uma criança esforçada, dedicada. Você é um exemplo para todos que estão a sua volta. Eu te amo além da vida”, Juliane Rosa de Oliveira,  mãe de Murilo de Oliveira Alves, 10 anos

Imagem ilustrativa da imagem Pais enviam mensagens e deixam filhos emocionados
Murilo Oliveira, com a professora Luciana Dias do 5° ano |  Foto: Leone Iglesias/AT

Após ouvir o que sua mãe, Juliane Rosa de Oliveira, disse no áudio do projeto Conexão Familiar, o estudante Murilo de Oliveira Alves, de 10 anos, não conseguiu segurar as lágrimas. 

Ele chorou bastante e foi confortado por sua professora Luciana Dias. O menino comentou que amou ter  a experiência de receber a mensagem por áudio na escola. 

“Eu escutei minha mãe dizer que sou muito dedicado, que ela me dá o mundo, que ela me ama, e eu fico muito grato, porque eu a amo demais”, contou.

 Ótima experiência 

"A mamãe queria só te falar que te ama muito, mais que o infinito. Você e sua irmã são as coisas mais preciosas da minha vida. Você é uma menina inteligente, carinhosa, companheira, e a mamãe agradece muito a Deus por ter você na vida dela. Quero que você seja bastante estudiosa para ficar bem inteligente”, Thatianny Roas Hemerry, mãe de Sofia Roas Maretto, 11 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Pais enviam mensagens e deixam filhos emocionados
Murilo Oliveira, com a professora Luciana Dias do 5° ano |  Foto: Leone Iglesias/AT

A estudante do 5º ano Sofia Roas Maretto, de 11 anos, se emocionou bastante ao ouvir o áudio de sua mãe, Thatianny Roas Hemerry.

Para a garota, o projeto a proporcionou uma experiência diferente e feliz. A professora Mayara Souza deu suporte a ela no momento. 

“É  muito legal ouvir a mensagem e ver que seus pais se importam com você. Minha mãe falou coisas bonitas para mim e, ouvindo pelo áudio, eu sinto uma conexão diferente. É bom demais”, relatou a menina sobre a experiência com o Conexão Familiar. 

FIQUE POR DENTRO
Relação mais próxima com família
Projeto Conexão Familiar
> Foi criado com o objetivo de estabelecer uma relação mais próxima e uma conexão mais firme entre família, escola e aluno. 
Contribui com o rendimento escolar e  em questões comportamentais dos estudantes. 
Funcionamento
Conforme o professor nota a necessidade, ele envia mensagens para a família do aluno, afirmando que a criança precisa de estímulo em alguma matéria ou em relação a tarefas de casa não cumpridas. 
Os pais enviam o áudio e as professoras levam a criança para uma sala e dão um fone de ouvido para os pequenos escutarem as mensagens. 
Os temas das mensagens sempre são direcionados pelos profissionais do Centro Educacional Sonho Meu. 
No final de julho, a temática foi voltada para todos os alunos em relação às aulas do segundo semestre. Foi indicado aos pais que enviassem mensagens de incentivo.
Fonte: Edna Tavares, diretora do CESM. 
Leia mais:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: