Fevereiro começa com previsão de chuva forte em três estados do Sudeste
Boletim meteorológico do Inmet mostra como deve ser a primeira semana de fevereiro no ES
Escute essa reportagem
O mês de fevereiro vai começar com chuva em quase todo o Sudeste do País, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Isso porque, em um boletim meteorológico para os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro, o órgão explica que os maiores acumulados podem ocorrer no centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e leste de São Paulo, com valores superiores a 80 milímetros (cada mm equivale a 1 litro por m²).
LEIA TAMBÉM
Poluição: praias de Guarapari estão contaminadas por esgoto
VERÃO 2023: Veja as principais tendências de cores para a estação
Verão começa com previsão de temperaturas altas e chuva forte no ES
O Espírito Santo também deve ter chuva, mas menos volumosa, com cerca de 50 mm. O instituto, no entanto, não especifica os dias em que a chuva deve voltar para o Estado.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), inclusive, a quarta-feira, 1º dia de fevereiro, deve ser de tempo estável em todo o Estado. Ao longo do dia, até pode ocorrer um aumento de nuvens em todas as regiões, mas não há previsão de chuva.
Além disso, as temperaturas terão um pequeno aumento em todo o Espírito Santo. Nesta terça-feira (31), o avanço de umidade marítima deve causar uma chuva rápida na metade Norte capixaba e na região das Três Santas, mas sem chuva no restante do Estado.
Chuva no Sudeste
De acordo com um levantamento feito pelo Inmet, o Estado esteve entre os maiores acumulados de chuva registrados na região Sudeste, entre os dias 18 e 22 de janeiro.
"Já na Região Sudeste, os maiores volumes de chuva foram observados, principalmente, em Minas Gerais, Espírito Santo e noroeste de São Paulo, com valores superiores a 100 mm, chegando a 153,6 mm em Capelinha (MG), 143,8 mm em Oliveira (MG), 135,0 mm em Afonso Claudio (ES) e 126,8 mm em Valparaíso (SP)", disse o relatório do instituto.
Nas demais áreas, os acumulados de chuva foram inferiores a 50 milímetros.
Comentários