X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Verão começa nesta quarta com previsão de temperaturas altas e chuva forte no ES

Instituto de meteorologia fez um levantamento do que pode ser esperado para a estação


Imagem ilustrativa da imagem Verão começa nesta quarta com previsão de temperaturas altas e chuva forte no ES
Praias cheias em Guarapari |  Foto: Roberta Bourguignon/AT

O verão começa nesta quarta-feira (21), em todo o hemisfério Sul, a partir das 18h48, mas a notícia não é bem a que os capixabas esperavam. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia, os próximos três meses podem ter acumulados de chuva acima da média no Espírito Santo.

O instituto explica que o período vai ter aumento da temperatura em todo o País, por conta da posição relativa da Terra mais ao sul, em relação ao Sol. Isso também vai tornar os dias mais longos que as noites e trazer mudanças no tempo, com condições favoráveis à chuva forte, granizo, ventos fortes e descargas elétricas.

Nesta estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o País, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste. No Sudeste, elas são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Para este período, a quantidade de chuva esperada fica entre 400 e 600 milímetros (cada mm equivale a 1 litro por m²), no Espírito Santo, sendo os maiores volumes da parte Sul do Estado.

"Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de chuva, o verão no Brasil tem muita importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia (por meio das hidrelétricas) e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios", diz o Inmet.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: