Espírito Santo tem o outubro mais frio desde 2014
Meteorologista destacou que esse fenômeno não é comum neste período do mês, tratando-se, assim, de um frio tardio
 
	Prepare o casaco, pois dias frios devem permanecer no Espírito Santo. O Estado registou na terça-feira (21) as temperaturas mais frias desde 2014, em diversas regiões. Em Vitória, o termômetro chegou a marcar 16,8ºC.
De acordo com Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio, característica do inverno, se estabeleceu no Estado nos últimos dias, fazendo com que fossem registradas as baixas temperaturas.
“Se a gente for considerar as temperaturas de agora, não chegou a ser recorde, mas é um frio da mesma proporção desse que nós tivemos em outubro de 2014”.
A meteorologista explicou que a passagem de uma frente fria que provocou as chuvas de domingo (19) e segunda-feira (20) foi responsável pela formação dessa massa fria.
“Na retaguarda de toda a frente fria, vem uma massa de ar frio. Então, essa massa de ar frio adentrou já na segunda-feira, declinando as temperaturas em praticamente toda a região Sudeste”, explicou.
Além disso, Anete Fernandes destacou que esse fenômeno não é comum neste período do mês, tratando-se, assim, de um frio tardio.
“Normalmente, as massas de ar frio chegam com condição para declinar as temperaturas e provocar esses episódios frios até o início, por volta do dia 10 de outubro. Na segunda quinzena, isso é raro”, ressaltou.
Segundo o Inmet, as temperaturas devem continuar em queda até sexta-feira (24). A partir de sábado (25), o clima começa a mudar e o frio deve deixar o Espírito Santo gradativamente.
A arqueóloga Rubia de Almeida Silva contou que prefere o calor e dias de céu limpo, mas, para ela, o frio é uma boa ocasião para relaxar e tomar bebidas quentes.
“Eu gosto muito de café, então, preparo em casa, mas não é a mesma coisa que tomar na cafeteria. O Prainha Café acaba sendo o meu refúgio, porque além do café propriamente dito, ainda há outras opções de bebidas quentes, como capuccino e chocolate quente”.
Para a dona da cafeteria Prainha Café, Valéria Falchetto, o clima influencia no movimento do comércio, que acaba vendendo mais bebidas quentes quando as temperaturas caem.
“Normalmente quando está quente não temos movimento no horário do café, no frio vendemos mais bebidas quentes e até os lanches saem mais”, contou.
Frio de verdade
 
	A servidora pública Jaluza Peixoto, de 37 anos, visitou Pedra Azul, em Domingos Martins, no último fim de semana, e se surpreendeu com o clima de inverno fora de época.
“Frio de verdade. Eu já tinha vindo para cá em outras primaveras, mas nunca senti tanto frio. No sábado à tarde, a temperatura despencou, dava pra ver a neblina cobrindo as montanhas. A gente acendeu a lareira, parecia julho, não outubro”, contou.
“Acabei comprando um cachecol”
 
	A universitária Marcella Oss Bravim, de 25 anos, também passou o fim de semana em Pedra Azul, em Domingos Martins, e se surpreendeu com o frio intenso durante o dia.
“Nem parece primavera. Quando olhei o termômetro marcando 14 graus em plena tarde, não acreditei. Estava tudo encoberto, parecia que o tempo tinha parado. Trouxe roupa leve achando que ia fazer calor, mas acabei comprando um cachecol lá mesmo”, contou.
Saiba mais
Alguns municípios que registraram temperaturas equivalentes às de 2014
O Inmet divulgou uma lista de municípios onde as temperaturas mínimas registradas no dia 21 de outubro de 2025 equivalem às menores temperaturas de outubro de 2014, ano cujo mês foi o mais frio.
Desde outubro de 2014, não haviam sido registradas temperaturas mínimas menores até então.
Vitória
21/10/2025: 16,8 ºC.
Outubro de 2014: 14,7 ºC.
Santa Teresa
21/10/2025: 9,9 ºC.
Outubro de 2014: 9,2 ºC.
Alegre
21/10/2025: 13,0 ºC.
Outubro de 2014: 12,7 ºC.
Fonte: Inmet.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
		
		 
         
											
                                            
Comentários