ES está sob alerta de tempo severo até segunda. Veja previsão
Chuvas e vento forte devem continuar, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia
A chuva e os ventos fortes devem continuar até segunda-feira (20), de acordo com a previsão do tempo para o Espírito Santo. O Estado está sob alerta de tempo severo com chuvas intensas e ventos costeiros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou quatro alertas, de nível amarelo (risco potencial) e laranja (perigo), avisando sobre a situação climática no Espírito Santo.
Os alertas começaram a valer na manhã deste domingo e têm validade até às 10 horas de segunda. Sobre os ventos costeiros, o alerta de perigo se dá sob toda a extensão litoral capixaba. O Inmet ainda aleta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Entre os risco estão o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
ALERTA DA DEFESA CIVIL
A Defesa Civil do Estado emitiu um boletim de alerta que prevê a continuação do tempo nublado e chuvoso em todo o território capixaba, com chances de chuvas de intensidade moderada a forte, até a manhã de segunda-feira.
De acordo com o boletim, o tempo ainda se manterá instável, deixando o Estado com potencial para acumulados de chuva expressivos ao longo deste período, com risco potencial para descargas elétricas, trovoadas, granizos e ventos de forte intensidade, especialmente em forma de rajadas.
Para este domingo, há probabilidade de até 60% de que ocorram chuvas entre 50 e 70 mm nas extremidades Norte e Noroeste do Estado; de até 80% de que ocorram chuvas entre 30 e 50 mm nas regiões Sul, Oeste e parte da região Norte do Estado.
Em Vitória a probabilidade é de até 80% de que ocorram chuvas entre 10 e 30 mm, podendo gerar acumulados de 30 a 50 mm.
Já na segunda-feira, há probabilidade de até 60% de que ocorram chuvas entre 10 e 30 mm na extremidade Norte do Estado. Em partes do Norte e Noroeste probabilidade de até 70% de que ocorram chuvas entre 2 e 10 mm.
Na terça-feira (21), a chance de chuva diminui. Probabilidade de até 60% de que ocorram chuvas entre 2 e 10 mm no Litoral Sul do Estado. Nas demais regiões, é pouco provável que chova. Na quarta-feira (22), também há baixa probabilidade de chuvas no Estado.
De acordo com o boletim, até às 09h deste domingo, os dados das redes de estações meteorológicas do Espírito Santo haviam registrado os maiores acumulados de chuva em Mimoso do Sul (45 mm), Bom Jesus do Norte (38 mm), São José do Calçado (32 mm), Muqui (32 mm) e Alegre (30 mm). Nas demais localidades, os registros ficaram abaixo de 30 mm.
Comentários